2.26.2011

CARNAVAL E TRIO ELÉTRICO: UMA COMBINAÇÃO NADA BOA PARA OS SEUS OUVIDOS

Carnaval e Trio Elétrico: uma combinação nada boa para os seus ouvidos
Especialista afirma que o som alto dos trios pode trazer problemas irreversíveis à audição, mas também diz que é possível se proteger.
Atualmente, a poluição sonora é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a terceira maior do meio ambiente. Outras pesquisas ainda afirmam que ela é um dos agentes mais nocivos à saúde humana causando, além da perda da audição, distúrbios do labirinto, ansiedade, nervosismo, hipertensão, gastrites e até impotência sexual.

O ouvido humano suporta a carga máxima de 85 decibéis, mas todo mundo sabe que o som dos trios elétricos durante os dias de carnaval é muito mais alto do que isso. Especialistas afirmam que chega a passar dos 120 decibéis, o mesmo que uma turbina de avião. Levando em consideração que uma pessoa não pode ficar exposta a um ruído tão alto assim por mais que sete minutos diários, o fato torna-se motivo de preocupação.  Tomar cuidados é importante para não correr o risco de perder a audição.
De acordo com a fonoaudióloga Sandra Braga, uma lesão por ruído pode acontecer tanto após um som de curta duração, como uma explosão, ou após um longo período de exposição a sons com intensidades superiores ao que é tolerado pelos humanos, como é o caso dos trios elétricos, geralmente atingindo as células do ouvido responsáveis pelas frequências altas e pelo entendimento da fala.
Além disso, dependendo do período de exposição, sons de intensidades altas podem comprometer a capacidade auditiva para sons ambientais e ainda causar o zumbido - sensação de chiado ou apito constante no ouvido - que não tem cura e atinge cerca de 278 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 28 milhões só no Brasil.
Mas é perfeitamente possível evitar problemas mais sérios e curtir a festa sem comprometer a saúde auditiva. Segundo Sandra, basta se proteger.
“Hoje, existem tampões de silicone e protetores auriculares com filtros que deixam passar o som da fala e reduzem a entrada de ruídos. Quando confeccionados a partir de uma pré-moldagem personalizada podem ser mais efetivos, de forma a bloquear o canal auditivo e reduzir a intensidade sonora. Vale ressaltar que este tampão precisa ser refeito de tempos em tempos, sempre que houver necessidade.”, finaliza a fonoaudióloga.

Nenhum comentário: