2.21.2011

Espinafre aumenta o desempenho dos músculos

Consumo diário do vegetal retarda o cansaço na hora de fazer exercícios

 O marinheiro Popeye estava certo: comer espinafre, de fato, aumenta a eficiência muscular. Esta foi a conclusão de pesquisa do Instituto Karolinska, na Suécia. De acordo com o estudo, consumir 300 gramas do vegetal por dia diminui em 5% a quantidade de oxigênio necessária para o funcionamento dos músculos enquanto se faz exercícios físicos.

O presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Durval Ribas Filho, explica: “A redução do consumo de oxigênio durante a atividade física retarda a fadiga muscular, o cansaço. A pessoa, então, fica mais resistente e pode prolongar o tempo de exercício, por exemplo”.
Segundo o estudo, a ‘força’ do espinafre não está no ferro ou no ácido fólico, ‘famosos’ componentes do vegetal, mas na grande quantidade de nitratos — substâncias que chegam com mais eficiência às mitocôndrias, que produzem energia nas células.

A ação dos nitratos também reduz a quantidade de radicais livres liberados no organismo. “Com o menor consumo de oxigênio, o corpo faz menos oxidação, e isso é bom pois diminui a incidência de doenças como diabetes, hipertensão, alta de colesterol e triglicérides e doenças reumáticas”, afirma Ribas Filho.

Segundo o presidente da Abran, embora ingerir 300 gramas por dia seja difícil, o consumo do vegetal é válido, mesmo em quantidade não tão grande. “Além de aumentar a força muscular, ajuda no combate à anemia e, no caso de mulheres grávidas, protege o feto contra má formação do tubo neural”, afirma.

E para se ter mais força na hora da prática de atividades físicas, Ribas Filho faz uma recomendação: “Equilibrar a alimentação com outros nutrientes é muito importante. Proteínas, gordura e carboidratos, por exemplo, não estão presentes no espinafre”, ensina.
RECEITA: TORTA DE ESPINAFRE
Ingredientes:

1 maço de espinafre cozido e picado; 12 fatias de pão de forma cortados em quatro; 1 tablete caldo de carne; 1 xíc. queijo ralado; 150g mussarela fatiada; 2 xíc. água fervente. Para o molho: 1 col. sopa de margarina; 3 col. sopa de farinha de trigo; 2 xíc. de leite; 1 col. chá de sal; 1 pitada de noz-moscada

Modo de Preparo:

Molho: Doure a farinha de trigo na margarina. Junte o leite, mexendo até engrossar. Tempere com sal e noz-moscada. Acrescente as folhas do espinafre ao molho. Unte forma com margarina, forre com a metade das fatias de pão e regue com a metade do caldo de carne dissolvido em água fervente. Espalhe metade do creme de espinafre, do queijo ralado e da mussarela. Repita. Asse por 30 minutos.
O Dia

Nenhum comentário: