2.24.2011

LENTES DE CONTATO E CARNAVAL: SAIBA OS CUIDADOS QUE SE DEVE TOMAR

Lentes de contato e carnaval: saiba os cuidados que se deve tomar
Especialista dá dicas para não ter que interromper o carnaval por problemas nas lentes de contato ou outras complicações.

Com a proximidade do carnaval, todo mundo só pensa em viajar e, de preferência, para um lugar que tenha praia. Pois saiba que mesmo nos dias de folia, não se pode descuidar da saúde dos olhos. O oftalmologista Eduardo Caetano, do Hospital Pacini, em Brasília, alerta sobre os cuidados essenciais que se deve ter com a visão durante a diversão.
Cuidado com o sol
A exposição prolongada ao sol pode afetar a córnea e causar sérios danos oculares, como a fotoceratite, uma das alterações oculares decorrentes da falta de proteção. "Trata-se de uma inflamação por queimadura de primeiro grau na córnea, cujos sintomas são olhos vermelhos e ressecados, ardência, intolerância à luz e sensação de corpo estranho nos olhos.", explica Eduardo.
A prevenção, segundo ele, se dá com o uso de óculos escuros, preferencialmente os adquiridos em óticas, com certificação de proteção UV, capazes de oferecer a proteção necessária aos olhos, além de reduzir a luminosidade a níveis confortáveis. Também são indicados acessórios como bonés e chapéus que diminuem a exposição do rosto aos raios do sol.
Evite os contratempos
Quem usa lentes de contato deve redobrar os cuidados.  O ideal é que elas não sejam usadas na praia e na piscina, porque fatores externos como vento, areia, água salgada ou clorada, suor e óleo de bronzear podem afetar a integridade das lentes e prejudicar os olhos. Mergulhar com as lentes, independente do tipo, também é não é aconselhado.
“Além de a lente poder ser contaminada por bactérias ou fungos, quem usa corre o risco de perdê-las na água, durante o mergulho.", lembra o especialista.
Leve na bolsa
Jamais esqueça o estojo para guardar as lentes apropriadamente e os produtos para higienização indicados pelo oftalmologista. A higienização é ponto fundamental para a saúde do olho. E nem adianta usar soro fisiológico na limpeza das lentes. Ele não apresenta propriedades desinfetantes. Portadores de alterações oculares, como a Síndrome do Olho Seco, devem incluir ainda eventuais medicações prescritas pelo médico assistente, como colírios e lubrificantes.
“Quando a higienização é inadequada, ocasiona acúmulo de impurezas do ambiente, proteínas e gordura, além do crescimento de fungos e bactérias e pode causar desde pequenas irritações até lesões de córnea.", afirma o médico. Segundo ele, “a temporada é de descanso para mente, mas os cuidados com a saúde não podem sair de férias".

Nenhum comentário: