LENTES DE CONTATO E CARNAVAL: SAIBA OS CUIDADOS QUE SE DEVE TOMAR
Especialista dá dicas para não ter que interromper o carnaval por problemas nas lentes de contato ou outras complicações.
Cuidado com o sol
A exposição prolongada ao sol pode afetar a córnea e causar sérios danos oculares, como a fotoceratite, uma das alterações oculares decorrentes da falta de proteção. "Trata-se de uma inflamação por queimadura de primeiro grau na córnea, cujos sintomas são olhos vermelhos e ressecados, ardência, intolerância à luz e sensação de corpo estranho nos olhos.", explica Eduardo.
A prevenção, segundo ele, se dá com o uso de óculos escuros, preferencialmente os adquiridos em óticas, com certificação de proteção UV, capazes de oferecer a proteção necessária aos olhos, além de reduzir a luminosidade a níveis confortáveis. Também são indicados acessórios como bonés e chapéus que diminuem a exposição do rosto aos raios do sol.
Evite os contratempos
Quem usa lentes de contato deve redobrar os cuidados. O ideal é que elas não sejam usadas na praia e na piscina, porque fatores externos como vento, areia, água salgada ou clorada, suor e óleo de bronzear podem afetar a integridade das lentes e prejudicar os olhos. Mergulhar com as lentes, independente do tipo, também é não é aconselhado.
“Além de a lente poder ser contaminada por bactérias ou fungos, quem usa corre o risco de perdê-las na água, durante o mergulho.", lembra o especialista.
Leve na bolsa
Jamais esqueça o estojo para guardar as lentes apropriadamente e os produtos para higienização indicados pelo oftalmologista. A higienização é ponto fundamental para a saúde do olho. E nem adianta usar soro fisiológico na limpeza das lentes. Ele não apresenta propriedades desinfetantes. Portadores de alterações oculares, como a Síndrome do Olho Seco, devem incluir ainda eventuais medicações prescritas pelo médico assistente, como colírios e lubrificantes.
“Quando a higienização é inadequada, ocasiona acúmulo de impurezas do ambiente, proteínas e gordura, além do crescimento de fungos e bactérias e pode causar desde pequenas irritações até lesões de córnea.", afirma o médico. Segundo ele, “a temporada é de descanso para mente, mas os cuidados com a saúde não podem sair de férias".
Nenhum comentário:
Postar um comentário