2.21.2011

Cuidado para não virar bruxa

Recusa em envelhecer e sucessivas plásticas podem causar deformidades e insatisfação

Rio - ‘Espelho, espelho, meu. Existe alguém mais plastificada do que eu?’. Se o conto de fadas se passasse nos dias de hoje, esse poderia ser o bordão da madrasta da Branca de Neve. Preenche daqui, puxa de lá, o fato é que cirurgia plástica está na moda. E o que não faltam são celebridades desfilando nos tapetes vermelhos cheias de botox no rosto e pele esticada. Mas, atenção: é importante saber a hora certa de parar. Ou, de princesa, você pode virar a bruxa má.

O cirurgião plástico Américo Gonçalves afirma que é preciso respeitar limites. Para cirurgias de face, por exemplo, o prazo mínimo é de oito anos entre uma e outra. “Depois que faz uma vez, o ideal é só retocar. Senão, o rosto fica com aspecto repuxado”, orienta. “Também é preciso que o cirurgião observe o desenho da musculatura do paciente, para que o resultado seja natural”, diz.
Foto: Divulgação
O ator Mickey Rourke, 58, acabou com rosto deformadoo
Além disso, o especialista ressalta que é preciso ter cuidado com os preenchimentos. “Se usar muito na boca, há risco de cair no ridículo. Outro problema é achar que basta esticar a testa e pronto. A mulher fica parecendo calva. E se mexer muito no rosto, fica deformado. Dá a impressão de que fica todo mundo igual”, afirma.

Segundo o presidente da Comissão de Ciência e Segurança da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Ewaldo Bolivar, antes de procurar o cirurgião, é preciso se autoconhecer. “Imprima fotos de rosto e de corpo e avalie bem se a mudança é de fato necessária. Às vezes, um pequeno procedimento dermatológico resolve o problema, sem precisar recorrer à cirurgia”, diz.

Mas, de acordo com Ewaldo, não basta só o paciente ter cautela. O médico precisa ser sincero e conversar bastante com o paciente antes de operar. “O profissional precisa entender as razões que fizeram com que a pessoa procurasse o atendimento. O cirurgião plástico é um psicólogo com bisturi”, acredita Ewaldo.

Cirurgião ou psicólogo?

O ideal é não se ater à opinião de só um médico. Se a pessoa deseja mesmo fazer a cirurgia, deve se consultar com três, pelo menos. “É importante também checar com a SBCP se o médico faz parte da sociedade”, orienta.

Foto: Reprodução
Barbara Hershey, 63, atriz, ficou quase irreconhecível | Foto: Reprodução
A psicóloga Carla Cecarello pondera: segundo ela, é preciso que o paciente se sinta bem com a cirurgia. “Mas se a pessoa fizer a plástica e mesmo assim não ficar satisfeita, o ideal é procurar um psicólogo”,
POR CLARISSA MELLO
O Dia

Nenhum comentário: