8.31.2011

Patine para melhorar sua concentração e fortalecer a auto-confiança


Deslizar, em vez de caminhar, enxuga a barriga e ainda endurece o bumbum.

O esporte surgiu como meio de locomoção: os sapatos com rodinhas eram o meio mais simples de atravessar, durante o inverno, os lagos e canais congelados da Europa. Hoje em dia, a patinação ganhou a simpatia do mundo tudo e diverte desde atletas profissionais até crianças que mal aprenderam a caminhar. Existem 3 tipos de patins, usados de acordo com a superfície sobre a qual se quer deslizar: tradicionais (equipados com duas rodas na frente e duas atrás), In-line (cada pé dispõe de 4 rodas alinhadas) e os patins de gelo, em que aminas substituem as rodas. A patinação, por competição ou hobby, é um exercício aeróbico que trabalha todo o seu sistema respiratório e cardiovascular. O exercício emagrece, aprimora o equilíbrio a força, a flexibilidade, a agilidade e resistência , afirma a professora Erika Cordeiro. Além disso, desenvolve a coordenação motora e tonifica, principalmente, a musculatura das pernas e glúteos.

É uma ótima forma de reforçar a auto-estima, aliviando o estresse e proporcionando uma sensação de liberdade sem igual , conta a professora. Com uma hora de patinação, você perde de 300 a 600 calorias.


Equilíbrio x Concentração 


Para se equilibrar sobre rodas que não param quietas, é preciso muita concentração. No começo, a orientação de um profissional ajuda a aliviar o medo e mostra como usar o equipamento de forma a prevenir lesões. As lições incluem a forma correta de executar as passadas de pernas, de pisar e deslizar sobre os patins, fazer as curvas e , claro, de frear com segurança. (o jogo da transformação ajuda a evitar os erros emocionais)

Proteja seu corpo 


A patinação deve ser feita com equipamentos de proteção: joelheira, cotoveleira, munhequeira e capacete prefira aqueles com ajuste na nuca. Nas ruas, é preciso respeitar as leis de trânsito, se manter sempre na borda da rua (próximo ao meio fio), fazer sinal com o braço quando for virar à esquina, e usar pisca-pisca, como nas bicicletas, preso na roupa.



Manutenção dos equipamentos

Para preservar o seu material, a professora Erika dá as dicas:

- Após patinar, deixe seus patins em lugar arejado;
-Use sempre meias limpas, que acompanhem a altura do cano da bota;
- Evite patinar em piso com areia e na chuva, isso danifica o rolamento. Além disso, o piso molhado deixa as rodas sem aderência, favorecendo tombos



- Não mexa nos rolamentos, a melhor graxa para eles é a que vem de fábrica;
- Quando os patins estiverem muito usados, compre rodas e rolamentos novos e troque.


Primeiros passos 


É imprescindível alongar e aquecer o corpo antes de iniciar qualquer atividade física, inclusive a patinação. (veja aqui uma aula de alongamento completa) Feito isso, fique de pé ao lado de uma barra de apoio , flexione os joelhos levemente e incline um pouco o tronco para frente para evitar uma queda. "Posicione os pés em V e comece a marchar colocando o peso do corpo alternadamente em cada perna. Aos poucos os patins começarão a deslizar" , incentiva a professora. "E não tenha medo de cair, até os profissionais levam tombos. Por isso, é importante praticar com o equipamento de segurança". 

Nenhum comentário: