8.31.2011

Era só sexo e voce se apaixonou?

Cientistas revelam como se comporta o cérebro feminino durante o orgasmo

RIO - O sexo é uma das nossas maiores preocupações - causando emoções e confusões sentimentais. Mas até recentemente o que acontece no cérebro durante a relação sexual era um mistério para os cientistas. Agora, no entanto, pesquisadores americanos descobriram o que acontece na cabeça de uma mulher durante o orgasmo. Os cientistas da Universidade Rutgers, em Nova Jersey, usaram scanners para monitorar o cérebro de uma mulher durante o orgasmo e descobriram que diferentes partes dele são ativadas quando partes do corpo são despertadas.
Eles perceberam que até 30 diferentes partes do cérebro são ativadas, incluindo as responsáveis por emoção, toque, alegria, satisfação e memória. Os cientistas descobriram também que, dois minutos antes do orgasmo, os centros de recompensa do cérebro se tornam ativos. Essas são as áreas geralmente ativadas quando comemos e bebemos.
Imediatamente antes de as mulheres atingirem o orgasmo, outras áreas do cérebro são atingidas como o córtex sensorial, que recebe mensagens de partes do corpo. A última parte do cérebro a ser ativada é o hipotálamo, a parte de controle que regula temperatura, fome, sede e cansaço.
Os cientistas também descobriram que a excitação sexual adormece o sistema nervoso feminino a tal ponto que a mulher não sente tanta dor - apenas prazer. A equipe agora espera mapear o que acontece no cérebro de um homem durante o orgasmo.
Mas como essa química cerebral se traduz em nosso corpo e sentimentos? O site do jornal britânico "Daily Mail" pediu a especialistas que explicassem.
Um hormônio chave liberado durante o sexo é a oxitocina, também conhecida como o hormônio do amor. Ele baixa nossas defesas e nos faz confiar mais nas pessoas, de acordo com Arun Ghosh, especialista em saúde sexual no Spire Liverpool Hospital.
Ele também é a chave para a conexão entre as pessoas, pois também aumenta os níveis de empatia. Mulheres produzem mais desse hormônio, apesar de não estar claro por que, e isso significa que elas são mais propensos a baixar a guarda e se apaixonarem pelo parceiro após a relação sexual.
O problema é que o corpo não pode diferenciar se a pessoa com quem estamos está interessada em algo mais sério ou apenas em sexo casual, já que a oxitocina é liberada nos dois casos. Então, enquanto o hormônio pode ajudar a encontrar o amor da sua vida, também pode ser o motivo para você ficar arrasada quando uma relação curta com aquele cara que você está adorando acaba.
Já os homens, por outro lado, em vez de darem início a uma onda de hormônios do apreço, recebem uma onda de puro prazer.
- O problema é que quando um homem tem um orgasmo, o principal hormônio liberado é a dopamina, o hormônio do prazer. E isso pode ser viciante - diz Ghosh.
É por isso que muitos homens tendem a sofrer de vício em sexo.
O Globo (saude@oglobo.com.br)

Nenhum comentário: