8.31.2011

Chocolate faz bem ao coração

Análise de estudos sobre benefícios do chocolate sugere que ele previne contra doenças cardiovasculares

Chocolate pode ajudar a diminuir risco de doenças cardiovasculares/ Arquivo
PARIS - Eis uma boa notícia para os amantes do chocolate: ele pode, de fato, ser bom para o coração. Mas calma, os cardiologistas não estão lhe uma licença para exagerar. Uma nova pesquisa apresentada nesta segunda-feira no maior encontro de medicina da Europa sugere que o consumo de chocolate pode estar associado a uma redução de um terço no risco de desenvolver doenças do coração.
Nos últimos anos, foi produzida uma série de estudos científicos que mostram um benefício potencial para a saúde ao comer chocolate. O amargo, particularmente, contém uma substância chamada de flavonoide que, acredita-se, é boa para o sistema sanguíneo.
Numa tentativa de ter um cenário mais claro, Oscar Franco e seus colegas da Universidade de Cambridge reuniram os resultados de sete estudos envolvendo cem mil pessoas. Cinco dos estudos mostraram uma relação positiva entre comer chocolate e a saúde cardiovascular, enquanto dois tiveram resultados diferentes desse.
No geral, as conclusões mostraram que os maiores níveis de consumo do chocolate estavam associados a uma redução de 37% na ocorrência de doenças cardiovasculares e uma queda de 29% no caso de derrames. Franco disse que havia limitações com a análise de dados reunidos, que não diferenciam entre chocolate amargo e chocolate ao leite, e que mais estudos eram necessários para testar se chocolate realmente fazia bem para a saúde ou se era devido a algum outro fator.
- Evidências sugerem que o chocolate poderia ter alguns benefícios para a saúde cardíaca, mas precisamos descobrir por que - disse Victoria Taylor, da Fundação Britânica do Coração, que não participou da pesquisa. - Se você quiser reduzir seus risco de doença cardíaca, há muitos lugares melhores para começar do que numa caixa de chocolate.
Franco, cujas conclusões também foram publicadas online no "British Medical Journal", disse que ao mesmo em parecia que o chocolate traz benefícios para o coração, eles poderiam facilmente ser superados pela natureza não saudável da maioria dos doces.
"O alto teor de açúcar e gordura dos chocolates disponíveis comercialmente devem ser considerados, e iniciativas para reduzí-los poderiam permitir uma exposição melhor ao efeito benéfico do chocolate," escreveu a equipe de pesquisa.
O Globo

Nenhum comentário: