9.02.2011

AVC HEMORRÁGICO

faixa_saude.png
Saiba mais sobre o AVC Hemorrágico
O AVC atingiu mais de 80 mil pessoas no Brasil no primeiro semestre de 2011

Quem não se assustou ao ver o técnico do Vasco da Gama e ex-jogador da Seleção Brasileira de futebol, Ricardo Gomes, passar mal e sofrer um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVC) durante uma partida? Apesar dos números do Sistema Único de Saúde (SUS) indicarem que aproximadamente 85 mil pessoas foram acometidas pelo mal no Brasil somente no primeiro semestre deste ano, o tipo da doença que atingiu Gomes não é tão comum.
No caso de Gomes, que sofreu um AVC Hemorrágico, há o vazamento de sangue causado por um rasgo em um dos vasos do cérebro. Geralmente, a hemorragia pode acontecer tanto em uma região profunda (central) do cérebro ou na periferia.
Quando o AVC ocorre na periferia do órgão (subaracnoide), 80% são causados por aneurismas, uma dilatação exagerada das paredes da artéria, o vaso sanguíneo que leva sangue rico em oxigênio às extremidades do corpo. De acordo com o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel, “a hipertensão arterial, denominada de doença silenciosa, é uma das principais causas do acidente vascular cerebral. Portanto, é fundamental que o paciente controle a pressão arterial para, dessa forma, evitar uma complicação”.
Célula-tronco
De acordo com o jornal inglês Daily Mail, cientistas da Universidade de Glasgow, na Escócia, realizaram a primeira fase de testes no tratamento de pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC). Esta nova técnica consiste em injetar as células-tronco no cérebro da pessoa.
Como ocorre o AVC
Uma área do cérebro deixa de exercer as suas tarefas corretamente por conta de uma alteração no recebimento de sangue, o que provoca o acidente. Há casos também de entupimento nos vasos do cérebro, chamado de AVC isquêmico. A falta de nutrientes nesse local leva à morte das células.
Sua Dieta
Nota: Procure neste site "boaspraticasfarmaceuticas" mais informaçoes sobre AVC .

Nenhum comentário: