9.03.2011

A vida é feita de ciclos (fases)


Algumas vezes as coisas são mais simples do que estão parecendo ser e é muito bom quando podemos enxergar isso. Tenho recebido muitas pessoas que se queixam de estarem vivendo um “desanimo” ou “ falta de energia”. Claro que cada caso é um caso, mas com freqüência, ao investigar, o que vai se formando é um quadro de descontentamento com tarefas e atribuições diárias, somados a dificuldades relacionais. É justamente ai que está o mais simples do que parece. Muitas destas situações aparentemente depressivas são movidas pelo que chamo de sinais da saturação.

As nossas vidas são feitas de ciclos e estes, sem que nos apercebamos, iniciam movidos pelos desejos de “ir mais”, aprender, concretizar etc...mas estes, como tudo, se esgotam e, quando isso acontece, vem a necessidade de troca de fase.

Mas por que as pessoas não mudam e pronto? Porque sempre que pensamos em encerrar algo vem uma sensação de perda associada a este algo. Parece que vamos perder o que tivemos de bom, largar. E, de certa forma vamos mesmo, mas para dar lugar a outras experiências que venham a somar as vividas e isso não é perder.

É assim que estamos vivos! Deixamos coisas, pessoas, papeis, imagens para darmos continuidade ao nosso crescimento.

É importante deixar a adolescência para ir se transformando em adulto jovem ou finalizar um ciclo da carreira profissional para subir de posto ou mesmo terminar um relacionamento amoroso que perdeu seu sentido.

Quando nós esgotamos o que podíamos agregar vêem os sinais. É preciso estar atento!

Por  Claudia Guglieri

A vida se constitui de "ciclos que se fecham e novos que se abrem no horizonte de nossas vidas"; nunca estamos plenamente satisfeitos.

Queria escrever sobre o simples... a simplicidade... e pensava sobre isso, logo me deixando levar por conceitos do que era ser simples... Comecei a pensar na vida. Na simplicidade das coisas e o quanto nós complicamos tudo. Há momentos em que a gente precisa aprender a perder, e acreditar que muitas vezes as perdas são necessárias para o nosso crescimento.
A vida é feita em ciclos. Precisamos saber quando uma etapa chega ao fim. E não adianta tentar "ficar nela"... se assim fizer-mos, estaremos fechando as portas para outras etapas que nos esperam. Então, um dia se perde, no outro se ganha..um dia cai, no outro...junta os pedacinhos e começa tudo outra vez... a vida é isso! Temos que estar atentos para as oportunidades que surgem ao longo do caminho... tentar ser menos exigentes com a gente mesmo e...acima de tudo, aprender a ouvir aquela voz que vem de dentro da gente...que com a correria do dia-a-dia, o estresse, a poluição sonora, poluição visual, acabamos nos esquecendo que o nosso maior tesouro está guardado dentro da gente e só cabe a nós descobri-lo..." o pote de ouro" existe mesmo! Tentar silenciar um pouco durante o dia, ouvir o canto dos pássaros, o som que os ventos produzem...e o mar..basta olhar as ondas...o sorriso e a inocência das crianças...que a gente vai compreender os ciclos da vida e a simplicidade de DEUS...
 


 Encerrando um Ciclo


A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina. Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está todo de trás pra frente. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso.
Daí viver num asilo, até ser chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo o bastante pra poder aproveitar sua aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade.

Você vai para colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho de colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando. E termina tudo com um ótimo orgasmo! Não seria perfeito?
Charles Chaplin

Nenhum comentário: