9.02.2011

AÇÕES EXTREMAS PARA NÃO CAIR NA NEUROSE DA BELEZA. ISSO FUNCIONA?

Ações extremas para não cair na neurose da beleza. Isso funciona?

Manter o equilíbrio na vida é essencial

-OU 8 OU 80não pode

Ficar sem se olhar no espelho. Você já imaginou fazer algo do gênero alguma vez na vida? Ficar sem pentear o cabelo de um jeito diferente ou fazer uma maquiagem mais produzida? Pois bem. Uma norte-americana optou por essa idéia e ficou um ano sem essa atividade tão comum no nosso dia-a-dia. A jovem, que estava se preparando para o casamento, alegou que não queria ser dominada pela pressão de ter uma cerimônia inesquecível. Mas será que essa decisão extrema é a melhor solução para não cair na neurose?
Segundo a psicóloga Heloisa Schauff, num primeiro momento a atitude de não se deixar levar por pressões externas sobre a beleza é bastante saudável, mas uma ação extrema pode deixar de produzir o efeito tão desejado. “A postura de ficar um ano sem se olhar no espelho é radical, extrema. Toda atitude extrema também não produz o efeito desejado, que seria não se deixar pressionar pela questão da beleza. Nem oito nem oitenta, mas sim um meio termo”, disse Heloisa.
Em momentos especiais como a cerimônia do casamento, a especialista aposta sempre no equilíbrio. “Claro que itens importantes para a noiva, como a forma como ela vai se apresentar, são naturais e, se tratados adequadamente, são prazerosos e fazem parte da felicidade daquele momento. O ideal é o equilíbrio”, disse. “Talvez essa moça tenha tido essa postura radical para causar mesmo um impacto, chamar efetivamente a atenção das demais mulheres”, acrescentou.
Para não cair na neurose da perfeição e da beleza, é importante que a mulher não se submeta aos padrões estabelecidos, ou seja, às pressões externas. A mulher precisa gostar de si do jeito que ela é. O conselho da profissional é estar de bem consigo mesmo e ter uma autoestima elevada quanto a sua identidade. “A construção da identidade é um processo que inicia-se desde cedo, com certas imposições  que o sujeito vai internalizando e que se originam nos padrões familiares, da cultura, das experiências vividas, das conquistas, dos valores”, disse.
Antes do invólucro, o importante é deixar aparecer a beleza interior, pois esta precisa ser mantida. “Curtam, sim, entrar na igreja no seu melhor, subam, sim, ao palco para receber um prêmio no seu melhor, saboreando a conquista, a realização, se apoderando dos seus méritos. Sejam, sim, vaidosas, mas na medida certa”
Sua Dieta

 Leanara Abiorana - Padrão neurótico de beleza - Um adoecimento inconsciente coletivo


Anorexia

DICAS PARA SE SENTIR MELHOR CONSIGO MESMO

5 dicas para se sentir melhor consigo mesmo
Siga as dicas e seja feliz!

A nossa saúde mental é tão importante quanto a nossa saúde física, ou seja, não basta estar livre de doenças se o seu psicológico não anda bem. Estar bem consigo mesmo é o primeiro passo para se sentir realmente feliz. Portanto, confira algumas dicas simples, mas capazes de fazer com que você fique bem por inteiro.
1 – Mantenha a disciplina, mas esqueça a neurose
Fazer dieta virou moda. O problema é que a maioria das pessoas acaba metendo os pés pelas mãos e optando por uma alimentação que chega a colocar a saúde em risco. O resultado é muito sofrimento e pouca diferença na balança. Se você quer ter um corpo legal, a única saída é uma alimentação balanceada, ou seja, você come de tudo um pouco!
2 – Abra-se aos tratamentos estéticos
Viver insatisfeito com algum “defeitinho” de seu corpo não é mais necessário. A ciência evolui e, com ela, os tratamentos estéticos revolucionaram. Não é nenhum crime optar por cirurgias ou procedimentos capazes de corrigir alguns detalhes de seu corpo. O segredo é pesquisar bastante, tanto a clínica, quanto o médico responsável, para que o resultado não seja uma decepção ou um novo problema.
3 – Tenha vícios saudáveis
Quando falamos em vício, logo nos vem à cabeça algo ruim. Mas, o que dizer das pessoas que são viciadas em correr e fazem isso todos os dias? O que dizer das pessoas que são viciadas em alimentos saudáveis e leem os rótulos dos alimentos antes de consumi-los? O problema não é ter um vício, mas, sim, o vício que você tem. Ao invés de comer chocolate todos os dias, substitua-o por uma salda de frutas. Com o tempo, você nem vai mais sentir falta do doce.
4 – Permita-se alguns abusos
Manter a rotina é essencial para quem quer levar uma vida saudável. Mas, nada como um dia de abusos, não é verdade? Quando você achar que a dieta está te incomodando, que os exercícios físicos estão ficando cansativos e que o seu visual já não está mais te impressionando, cometa alguma loucura! Saia para dançar até tarde, faça uma viagem, coma uma pizza do sabor que quiser, abra uma barra de chocolate. Enfim, se isso não for uma rotina na sua vida, certamente, não te fará mal.
5 – Namore muito!
Diversas pesquisas já comprovaram que o sucesso da nossa vida afetiva é primordial para a felicidade! Por isso, beije muito, paquere muito, enfim, curta a vida! Só para lembrar: sexo é um ótimo exercício para perder calorias!
COMO MELHORAR A AUTOESTIMA
Como melhorar a autoestima
Tudo o que você precisa fazer para viver em paz consigo mesmo!

Antes de ter um corpo bonito e magro, o mais importante é estar bem consigo mesmo. Como anda a sua autoestima? Se ela não estiver lá em cima, nem adianta apostar na dieta e em diversos tratamentos estéticos. Confira algumas dicas que preparamos para você renovar a sua vida.
• Não associe autoestima com estética. Não é porque a sua barriguinha está saliente que você deve se martirizar ou se sentir o último dos seres humanos. Sem contar que, quanto mais estamos de bem com a vida, mais fácil fica perder os quilinhos extras, não é verdade?
• Coma alimentos que melhorem o seu humor. Proteína, magnésio e vitaminas do complexo B devem estar presentes em seu cardápio. Banana com aveia, castanha-do-pará, queijo branco e filé de salmão são ótimas dicas.
• Elogie-se, ressalte o que existe de melhor na sua personalidade e transforme os defeitos em grandes aprendizados. Uma boa técnica é parar em frente ao espelho e conversar com você mesmo sobre o seu físico e o seu interior.
• Sempre que sobrar uma graninha no final do mês, invista em você. Seja com tratamentos estéticos ou com programas de lazer. O mais importante é você se permitir buscar artifícios que melhorem o seu estado emocional.
• Mantenha a postura sempre ereta e tenha orgulho do seu corpo. Por mais que a gente esteja meio fora de forma, o que importa é a intenção de mudar e melhorar. Levante a cabeça, murche a barriga, empine o bumbum e siga em frente.
• Dance ou cante sozinha. Seja na sala, na rua ou no banheiro, um momento “diva”, mesmo que seja de um público imaginário, pode te fazer muito bem. Como diz o ditado: Quem canta seus males espanta!

FIQUE BONITA POR INTEIRO

Fique bonita por inteiro
Alguns cuidados básicos com a beleza podem melhorar nossa autoestima e até o nosso humor. Veja como ficar melhor em todos os sentidos!

Quem nunca se olhou no espelho e teve vontade de sumir desse mundo? Essa situação é muito comum na vida da maioria das mulheres, principalmente, durante o período da TPM, a famosa tensão pré-menstrual. Contudo, existem alguns cuidados básicos que podem te ajudar a se sentir melhor com você mesma, e, o mais importante, que não custarão muito no seu bolso.

Vamos começar pelo cabelo. Se o seu problema é a queda excessiva dos fios, nada de pânico! Nesse caso, a quantidade considerada normal, é a perda de 50 a 70 fios por dia. Se você está perdendo mais que isso, fique alerta. Tudo bem que é complicado a gente ter essa certeza. Mas, quando o problema existe, é comum você achar cabelo caído por todos os lugares onde costuma passar.

O primeiro passo para acabar com esse sofrimento, é trocar o seu xampu. Na maioria das vezes, optamos por aqueles que são mais cheirosos ou baratos, porém nada eficazes para a nossa beleza e saúde. Se a questão persistir, o jeito é procurar um dermatologista. Em muitos casos, apenas o uso de um produto manipulado pode trazer solução.

Outro problema que atrapalha o seu visual e que também é responsável pela do cabelo, é a caspa. Cerca de 40% dos brasileiros sofrem com esse mal. Procurar um médico deve ser o primeiro passo. Outras medidas como, não cobrir a cabeça, usar um xampu anticaspa, dentre outras já velhas conhecidas, também são essenciais.

E, é claro, que quando se fala em beleza, não dá para não pensar em um cheiro gostoso. Porém, nada de perfumes. Sem dúvida, eles ajudam e muito na hora de marcar presença, mas, o mais importante é o seu cheiro natural. Nada pior do que bafo, chulé ou cecê. Por isso, se você sofre com algum desses problemas, assuma e comece a tratar.

No caso de mau-hálito, a primeira dica é escovar os dentes logo depois das refeições. Parece banal, mas quando comemos e não fazemos a higiene bucal, os resíduos de alimentos deixam um cheiro muito ruim na nossa boca, além de causar cáries. Contudo, se o problema persistir, a dica é que você procure um dentista. Cerca de 2% dos casos são provenientes de doenças mais graves.

Quanto ao chulé, existem no mercado diversos produtos que são capazes de combater esse mal. Outros cuidados bem simples como, lavar entre os dedos, secar bem o pé depois do banho e usar a meia somente uma vez. Já, para o cecê, a escolha certa do desodorante e manter as axilas sempre limpas e depiladas, é a melhor solução.
Sua Dieta





Na pessoa com anorexia acontece uma perturbação significativa da forma ou tamanho do corpo (distorção da imagem corporal), nas meninas ocorre amenorréia (ausência da menstruação), há pelo menos três ciclos menstruais.

Afeta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres, mas também afeta alguns rapazes, (por serem também  cobrados socialmente a ter um “corpo sarado e perfeito”).
Na contemporaneidade, os conceitos de “auto-aceitação e aceitação social” estão sendo construídos através de um padrão de perfeição corporal imposto pela sociedade, que recebem várias influências, sobretudo, da mídia.

E para adequar-se a esses padrões de perfeição as pessoas se submetem a uma série infindável de tratamentos estéticos, sucessivas cirurgias plásticas, horas exaustivas de exercícios físicos e dietas rigorosas muitas vezes frustradas, levando essas pessoas a se cobrarem de tal forma que podem vir a lhe causar danos físicos e ou/psíquicos, por não conseguirem determinar limites diante de seus atos, podendo levar a transtornos alimentares como anorexia nervosa e bulimia nervosa.

Na anorexia nervosa a pessoa gradativamente começa a ficar extremamente preocupada com o peso e com a aparência física, e passa a ter um temor exagerado de engordar. Em função disto, passa a não ingerir alimentos calóricos passando a selecionar os alimentos e até mesmo restringi-los com dietas rígidas fazendo jejum, ocorre também excesso de atividade física, numa busca incessante de um corpo magro.

Na pessoa com anorexia acontece uma perturbação significativa da forma ou tamanho do corpo (distorção da imagem corporal), nas meninas ocorre amenorréia (ausência da menstruação), há pelo menos três ciclos menstruais.

Afeta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres, mas também afeta alguns rapazes, (por serem também  cobrados socialmente a ter um “corpo sarado e perfeito”).

A anorexia nervosa, se comparado à bulimia nervosa, apresenta dimensões que requerem seriedade maior no tratamento, pois ocorrem muitos impactos orgânicos podendo levar à morte.

Diante de um quadro de bulimia nervosa, no indivíduo ocorre também insatisfação com imagem corpórea, por esta razão tem péssima auto-estima, e está sempre ansioso e a ansiedade leva ao comer compulsivo (grande ingestão de alimentos de uma maneira muito rápida com sensação de perda de controle). Logo após esse episódio de compulsão vem o sentimento de culpa, e para minimizar tal sentimento o bulímico utiliza de métodos compensatórios inadequados, como vômitos auto-induzidos, uso indevido de medicamentos como, laxantes, diuréticos, inibidores de apetite, enemas, dietas rigorosas e horas exageradas de exercícios físicos, acreditando que com essas atitudes estará perdendo peso.

Normalmente a distorção da imagem corporal que existe tanto na pessoa anoréxica quanto na bulímica, gera uma auto-imagem negativa, e apesar de essas pessoas estarem com o peso adequado ou até mesmo abaixo do peso se vêem mais gordos.

É importante que pais e familiares estejam mais perto das pessoas que comecem a apresentar esses tipos de comportamentos citados anteriormente, devem ter cuidado, pois elas não se acham doentes, acham que não precisam de ajuda, por isso as pessoas mais adequadas a procurarem ajuda são as que estão ao seu redor.

É preciso procurar ajuda de um profissional para um diagnóstico mais preciso, pois esses transtornos alimentares se forem diagnosticados o quanto antes terá um melhor resultado no tratamento e menores danos psíquicos e/ou orgânicos a esse indivíduo.

As exigências alienantes do padrão de beleza para ser aceito socialmente passaram a ser uma neurose e estão levando a um adoecimento inconsciente coletivo e precisamos estar atento para não sermos vítima desse mal que tanto domina não apenas as mulheres, mas os homens também estão sendo cobrados pela ideologia de um corpo perfeito para ser aceito socialmente.

A anorexia nervosa, se comparado à bulimia nervosa, apresenta dimensões que requerem seriedade maior no tratamento, pois ocorrem muitos impactos orgânicos podendo levar à morte.

Diante de um quadro de bulimia nervosa, no indivíduo ocorre também insatisfação com imagem corpórea, por esta razão tem péssima auto-estima, e está sempre ansioso e a ansiedade leva ao comer compulsivo (grande ingestão de alimentos de uma maneira muito rápida com sensação de perda de controle). Logo após esse episódio de compulsão vem o sentimento de culpa, e para minimizar tal sentimento o bulímico utiliza de métodos compensatórios inadequados, como vômitos auto-induzidos, uso indevido de medicamentos como, laxantes, diuréticos, inibidores de apetite, enemas, dietas rigorosas e horas exageradas de exercícios físicos, acreditando que com essas atitudes estará perdendo peso.

Normalmente a distorção da imagem corporal que existe tanto na pessoa anoréxica quanto na bulímica, gera uma auto-imagem negativa, e apesar de essas pessoas estarem com o peso adequado ou até mesmo abaixo do peso se vêem mais gordos.

É importante que pais e familiares estejam mais perto das pessoas que comecem a apresentar esses tipos de comportamentos citados anteriormente, devem ter cuidado, pois elas não se acham doentes, acham que não precisam de ajuda, por isso as pessoas mais adequadas a procurarem ajuda são as que estão ao seu redor.

É preciso procurar ajuda de um profissional para um diagnóstico mais preciso, pois esses transtornos alimentares se forem diagnosticados o quanto antes terá um melhor resultado no tratamento e menores danos psíquicos e/ou orgânicos a esse indivíduo.

As exigências alienantes do padrão de beleza para ser aceito socialmente passaram a ser uma neurose e estão levando a um adoecimento inconsciente coletivo e precisamos estar atento para não sermos vítima desse mal que tanto domina não apenas as mulheres, mas os homens também estão sendo cobrados pela ideologia de um corpo perfeito para ser aceito socialmente.

Nenhum comentário: