10.27.2011

SOL DA TARDE AUMENTA EM 5 VEZES O RISCO DE CÂNCER DE PELE

Sol da tarde aumenta em 5 vezes o risco de câncer de pele

Testes realizados nos Estados Unidos indicam que o sol da tarde pode ser bastante perigoso. Leia Mais!

Com o verão chegando e as temperaturas subindo progressivamente, todo o cuidado é pouco na hora de ir à praia. Segundo um estudo realizado na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, a exposição ao sol da tarde aumenta em cinco vezes o risco de câncer de pele.
De acordo com o professor Aziz Sancar, a explicação está relacionada a uma proteína que o corpo produz para reparar danos causados pelo raio ultravioleta, que é mais ativo durante a manhã. Sendo assim, se bronzear tanto na praia quanto numa clínica de bronzeamento artificial é mais seguro antes do almoço.
Os cientistas realizaram testes com camundongos que foram divididos em dois grupos. Um grupo foi exposto ao sol de manhã e outro à tarde. O resultado revelou que os camundongos do primeiro grupo desenvolveram tumores cancerígenos cinco vezes mais que o segundo grupo. Sabendo que os camundongos são animais noturnos e seu relógio biológico é invertido, os cientistas acreditam que o efeito é contrário em homens e mulheres.

Ainda de acordo com os cientistas envolvidos neste estudo, os níveis da proteína XPA, responsável por reparar os danos do raio UV ao DNA, aumentam e diminuem ao longo do dia e podem ser controlados pelo relógio biológico.

Para o professor, "se as pessoas tem a intenção de conseguir um tom de pele bronzeado, a maneira mais segura de conseguir isso é através do uso de sprays e cremes de autobronzeamento”. Em entrevista ao jornal Dailly Mail, Sancar informa, ainda, que o nível XPA em seres humanos atingiria o seu auge às 7h.

Nenhum comentário: