10.28.2011

Rugas, manchas, olheira, espinha, expressão cansada ou adoentada, defeitinhos de todo dia que podem ser escamoteados com a maquiagem.

Photoshop analógico 

A sombra marrom e o lápis bege na linha d'água (região inferior e interna dos olhos) deixam para trás os olhos pequenos e inchados comuns durante resfriados ou alergias. Para esconder manchas, olheiras e espinhas, use dois tons de corretivos.
A maquiadora Vanessa Rozan ensina esses e mais alguns truques em um make simples, porém salvador. O objetivo é ficar como as mocinhas das novelas: lindas, coradas e bem-dispostas assim que acordam.
ABRA-TE OLHO
Para dar a impressão de um olhar mais "aberto" ou esconder os olhos pequenos e vermelhos causados pela gripe ou alergias, Vanessa usa a dupla sombra marrom e lápis de olhos bege. O lápis preto faz o contrário (diminui os olhos).

Isadora Brant/Folhapress
"Segurar" o olho com um pincel evita deixar marcas de dedos na maquiagem. Na foto, a maquiadora aplica o lápis bege na linha d'água
"Segurar" o olho com um pincel evita deixar marcas de dedos na maquiagem. Na foto, a maquiadora aplica o lápis bege na linha d'água
O bege atua como um corretivo e esconde a vermelhidão da região interna dos olhos. Em vez dos dedos, Vanessa recomenda usar um pincel para segurar a pálpebra inferior, evitando tirar a base ou deixar marcas das digitais na pele.
O marrom opaco, que não pode ser muito escuro, deve ser aplicado tanto na pálpebra móvel (aquela que se esconde quando fechamos os olhos), como na região inferior dos olhos, "passo o que sobra no pincel, não precisa pegar mais. O tom mais escuro causa a sensação de profundidade, por isso ajuda a disfarçar o inchaço nos olhos".

Isadora Brant/Folhapress
Sombra marrom na pálebra inferior ajuda a esconder o inchaço ou as bolsinhas
Sombra marrom na pálebra inferior ajuda a esconder o inchaço ou as bolsinhas
Para finalizar, a maquiadora indica o uso de curvex e rímel.
TAPA BURACO
Rugas finas e poros abertos podem ser disfarçados com o uso do primer antes da base (veja a quantidade ideal aqui). Ele forma uma película finíssima de silicone e esconde as linhas mais finas, deixando a pele homogênea.
"É como uma argamassa transparente que disfarça as rugas mais fininhas e os poros abertos", diz Vanessa. O produto deve ser passado em todo o rosto. Áreas com muitas rugas podem ganhar um pouquinho a mais de produto. "Quanto mais passar, maior é a cobertura", afirma.
MULTI-COLOR
O corretivo deve ser exatamente da cor da pele e sumir quando for aplicado, o tom, porém, pode mudar. Os mais amarelados são indicados para esconder manchas avermelhadas e espinhas. Já os alaranjados, cobrem melhor as manchas escuras e as olheiras.

Isadora Brant/Folhapress
(à esq.) tons alaranjados de base, para esconder espinhas e marcas vermelhas; (à dir.) o produto mais amarelado é bom para as olheiras e manchas escuras
Tons alaranjados (à esq.) de base, para esconder espinhas e marcas vermelhas; (à dir.) o produto mais amarelado é bom para as olheiras e manchas escuras
DESPERTAR RADIANTE
A ideia é usar este make para dar um ar saudável e fresco, independente da noite mal dormida ou dos espirros. O blush é fundamental para ter uma expressão corada. Aplique-o sobre as maçãs do rosto com um pincel em movimento de caracol. Os tons de pêssego são indicados para dar um ar saudável. "Para parecer que aquilo é seu, que você acordou assim", diz Vanessa.
Uma dica: em vez de levar o pincel direto ao rosto, Vanessa tira o excesso nas costas da mão. O aspecto deve ser natural, como um "vermelhinho" de Sol. Seguindo a mesma linha, os lábios devem ser rosados.

Isadora Brant/Folhapress
Vanessa tira o excesso do blush do pincel nas costas da mão
Maquiadora ensina a tirar o excesso do blush do pincel nas costas da mão
ERUPÇÕES
No caso de herpes ou de feridas nos lábios os batons nudes e sem brilho ajudam a disfarçar. "Eu acho melhor chamar atenção para uma outra parte do rosto do que ficar aplicando muito produto." Ficou nervosa e uma herpes surgiu nos seus lábios antes de uma reunião importante no trabalho? Capriche no make do olho e deixa a boca mais apagada.
A dermatologista Ursula Metelmann, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo, afirma que não há problemas em passar maquiagem sobre herpes ou feridas. "No entanto, deve-se evitar o compartilhamento do produto, remover a primeira camada antes e depois de usá-lo e, se possível, aplicar em solução de álcool 70, após o uso".

Isadora Brant/Folhapress
Vanessa finaliza o make salvador com um batom cor de boca
Vanessa finaliza o make salvador com um batom cor de boca

por Heloisa Negrão - Folha

 

Nenhum comentário: