12.13.2013

Celulite: como amenizar

Não existe tratamento milagroso, mas conjunto de medidas que inclui desde estilo de vida saudável a procedimentos estéticos pode amenizar os furinhos

Mulher com celulite
Mulher com celulite (Thinkstock)
Ainda não existe uma fórmula mágica para acabar de vez com a celulite. Mas é possível eliminar até 80% do problema, afirmam dermatologistas ouvidas pelo site de VEJA. A tática de ataque inclui prática de atividade física, controle do peso e tratamentos estéticos.
Mulheres são o principal alvo da celulite, que surge em áreas onde a gordura corporal se acumula, como bumbum, coxa e barriga. Embora fatores como excesso de peso e retenção de líquido aumentem os furinhos, eles aparecem até nas mulheres magras.
Para ter uma pele lisa, não basta emagrecer. Sob a nossa pele, há o tecido adiposo e, abaixo dele, o músculo. A pele se liga ao músculo por meio de septos fibrosos, estruturas não elásticas que atravessam a gordura, dividindo-a em “blocos”. Alguns desses septos podem se encurtar e puxar a pele para baixo, fazendo com que a gordura se acumule em pequenas regiões e causando os indesejados "buracos".

Leia também: A ciência ainda não desistiu da celulite
Diante da complexidade do problema, os médicos acreditam que um tratamento eficaz e duradouro deve aliar diferentes abordagens. Saiba o que você pode fazer para minimizar os furinhos:
1 de 6

Evitar alimentos ricos em sódio

O sódio favorece a retenção de líquido e os fenômenos de fibrose. "A alteração circulatória pode comprimir vasos sanguíneos e favorecer o encurtamento dos septos fibrosos, que puxam a pele para baixo e lhe dão aspecto irregular", explica a dermatologista Flávia Addor.
 
Fontes: Doris Hexsel, dermatologista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e autora do livro Anticelulite; Flávia Addor, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
Leia também:

Nenhum comentário: