12.10.2013

O lugar mais frio da Terra

Cientistas registraram a temperatura de - 93.2 graus Celsius no leste da Antártica

Reuters
Imagem próxima à estação do Planalto no Leste da Antártica, onde foi registrada a temperatura mais fria da Terra
Foto: National Snow and Ice Data Center/Atsuhiro Muto / AP Photo
Imagem próxima à estação do Planalto no Leste da Antártica, onde foi registrada a temperatura mais fria da Terra National Snow and Ice Data Center/Atsuhiro Muto / AP Photo
São Francisco (EUA) - O lugar mais frio da Terra atingiu a amarga marca de - 93.2 graus Celsius. A temperatura foi medida por satélite na Antártica, em agosto de 2010, de acordo com uma pesquisa apresentada durante o encontro da União Geofísica Americana, em São Francisco.
Cientistas fizeram a descoberta enquanto analisavam 32 anos das temperaturas da superfície da Terra que tinham sido gravadas por satélites. Eles notaram que um alto cume no Planalto do Leste da Antártica contém bolsões de ar aprisionado que fizeram a temperatura despencar.
As temperaturas são cerca de 10 graus Celsius mais frias do que qualquer recorde no Alaska ou na Sibéria. O recorde anterior tinha sido - 89.2 graus, registrado em 1983, também na região leste da Antártica, e vista pela Estação de Pesquisa Russa de Vostok.
“Tínhamos a suspeita de que este cume da Antártida era susceptível a ser extremamente frio, e mais frio do que o Vostok, porque é mais alto”, afirmou num comunicado Ted Scambos, cientista do Centro de Dados Nacional sobre Gelo e Neve, em Boulder, no Colorado.
A pesquisa surgiu a partir de estudos sobre dunas de neve. Os cientistas notaram rachaduras em blocos de neve e se perguntaram se a camada superior de estaria encolhendo. Isso os levou a uma caçada por dados de temperaturas.
Geralmente, estas temperaturas superfrias ocorrem quando bolsões de ar ficam aprisionados na superfície da terra. Se o céu fica claro por alguns dias, o solo irradia o calor restante para o espaço, criando uma camada de ar super refrigerado acima da neve.
“Quando o ar fica retido por longos períodos, e neste tempo, o calor continua a ser irradiado para o espaço, o resultado são as temperaturas mais baixas que podemos encontrar".
.

Nenhum comentário: