1.02.2014

Conversar ao telefone e dirigir compromete atividade cerebral


Foto de mulher dirigindo ao celular
Conversar ao telefone e dirigir tira a atenção do motorista. Pesquisadores da Universidade Carnegie Melon, de Pittsburgh, determinaram que falar ao telefone celular, mesmo com dispositivos tipo “viva voz” diminui a atenção e favorece erros na condução do veículo.

As autoridades e os cientistas sempre se preocuparam com a divisão de tarefas que o motorista enfrenta com o aumento de dispositivos disponíveis no carro atualmente.

Inicialmente se acreditava que dentro do éerebro as funções de direção e conversação, utilizavam redes neurais diferentes. Essa nova pesquisa comprovou que essas atividades ocorrem simultaneamente em duas áreas cerebrais.

Os cientistas colocaram um simulador de direção dentro de um aparelho de ressonância nuclear magnética e registrararam a ativação em mais de 20 mil pontos do cérebro. As medidas eram realizadas em tempo real acompanhando as atividades do motorista virtual.

Ao medir a função do lobo parietal, região associada à habilidade de dirigir um carro enquanto se escutava uma conversa fez cair em 37% a atividade dessa área. Nessa porção do cérebro ocorre a integração das informações sensoriais, afetando a orientação especial e a navegação.

Outra área que têm sua função diminuída durante o simples ato de conversar e dirigir foi a do lobo occipital que processa as informações visuais. Os motoristas quando precisavam dirigir e conversar cometiam mais erros, como por exemplo, manter o carro em linha reta e muitas vezes atingiam o “guard rail” do simulador

Esses médicos comprovam que as distrações ao volante levam à diminuição da habilidade do motorista, que podem ser comparadas àquelas de quem bebeu antes de dirigir.

O ato de dirigir demanda atenção constante, especialmente em pistas com tráfego intenso onde as reações à situações inesperadas podem levar a acidentes graves.


Fonte: http://www.badaueonline.com.br/2008/3/6/Pagina27920.htm
Imagem: http://www.humanasaude.com.br/novo/materias/2/menos-de-3-consegue-dirigir-e-falar-no-celular-ao-mesmo-tempo-diz-estudo_14034.html

  E Mais:

Uso de celular ao volante dá multa e 4 pontos na CNH

Falar ao celular e dirigir pode render multa e quatro pontos na CNH
Falar ao celular e dirigir pode render multa e quatro pontos na CNH
Ednéia Silva

Falar ao telefone e dirigir ao mesmo tempo é uma das infrações de trânsito mais cometidas pelos motoristas. Quem é flagrado nessa situação está sujeito às penalidades do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O condutor recebe multa de R$ 85,13 e ainda perde quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Mesmo assim, as penalidades parecem não impor medo aos motoristas. De 1º de janeiro a 21 de junho foram feitas 836 autuações em Rio Claro de pessoas flagradas falando ao celular enquanto dirigiam. Os dados foram levantados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário com base nas informações da Polícia Militar e GCM (Guarda Civil Municipal).

A fiscalização dos agentes de trânsito (PM e GCM) nem sempre consegue coibir a infração. O comandante da GCM, José Sepúlveda, conta que até mesmo a presença dos guardas não inibe os condutores de cometerem a infração. O motorista parece acreditar que sua necessidade de atender a ligação é maior que o risco de receber uma autuação ou multa.

No entanto, Sepúlveda alerta que o condutor corre o risco de sofrer um acidente grave, colocando em risco sua vida e a vida de terceiros. Tudo porque optou por falar ao celular dirigindo, quando o correto é parar o veículo para atender a ligação com segurança.

E não é somente o celular que não pode ser usado ao volante. Bluetooth, fones de ouvido e outros equipamentos similares também são proibidos, porque tiram a atenção do motorista do trânsito. O mesmo vale para o SMS, envio de mensagem de texto via celular.

A Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) lançou campanha de alerta contra o SMS com o slogan “Uma letra é o suficiente. Ao dirigir, não envie SMS”. Segundo a entidade, a chance de colisão aumenta 23 vezes durante a digitação da mensagem. Em um segundo, o motorista percorre 17 metros sem atenção.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,3 milhão de pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito. O uso do celular é a principal distração, que aumenta em até 400% o risco. No Brasil, é a quarta causa de acidentes de trânsito. Para reduzir esses números, o Ministério das Cidades, em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), criou dois aplicativos para celulares que evitam que o usuário transgridam as leis de trânsito: Onde Tem Táxi e Mão no Volante.

O Mão no Volante bloqueia as chamadas enquanto o usuário estiver dirigindo e envia uma mensagem para quem ligou: “Estou dirigindo. Ligo mais tarde”. A ideia é conscientizar os motoristas a não falarem ao telefone enquanto dirigem. O aplicativo só está disponível para celulares com sistema operacional Android.

Nenhum comentário: