1.04.2014

Ejaculação precoce

O que é Ejaculação precoce?


A ejaculação precoce ocorre quando um homem tem um orgasmo mais cedo do que ele ou a parceira desejariam durante a relação sexual.

Causas

A ejaculação precoce é uma queixa comum. Raramente, é causada por um problema físico.
Adam Ilusração do sistema reprodutivo masculino
A ejaculação precoce no começo de um relacionamento normalmente é causada por ansiedade e excesso de estímulo. Culpa e outros fatores psicológicos também podem estar envolvidos. O problema normalmente melhora sem tratamento.

Exames

Normalmente, não há descobertas anormais com o problema. O médico pode obter informações mais úteis entrevistando a pessoa ou o casal.

Sintomas de Ejaculação precoce

O homem ejacula mais cedo do que ele ou sua parceira desejariam (prematuramente). Isso pode ocorrer desde antes da penetração até logo após a penetração. Essa rapidez pode deixar o casal insatisfeito.

Buscando ajuda médica

Tratamento de Ejaculação precoce

Prática e relaxamento devem ajudá-lo a lidar com o problema. Alguns homens tentam se distrair com pensamentos não sexuais (como nomes de jogadores de futebol e recordes) para evitar que a excitação ocorra muito rápido.

Há muitas técnicas úteis que você pode tentar.
O método "parar e começar":
  • Essa técnica consiste em estimular sexualmente o homem até que ele sinta que está quase atingindo o orgasmo. Pare a estimulação por cerca de 30 segundos e comece novamente. Repita esse padrão até que o homem queira ejacular. Na última vez, continue a estimulação até que o homem atinja o orgasmo.
O método do "aperto":
  • A técnica consiste em estimular sexualmente o homem até que ele reconheça que está quase ejaculando. Nesse momento, o homem ou sua parceira aperta suavemente a parte final do pênis (onde a glande se encontra com o eixo) por vários segundos. Pare a estimulação sexual por cerca de 30 segundos e comece novamente. A pessoa ou o casal pode repetir esse padrão até que o homem queira ejacular. Na última vez, continue a estimulação até que o homem atinja o orgasmo.
Antidepressivos, como o Prozac e outros inibidores seletivos de recaptação da serotonina (ISRSs), podem ser úteis porque um de seus efeitos colaterais é prolongar o tempo necessário para chegar à ejaculação.
Você pode aplicar uma pomada anestésica local no pênis para reduzir o estímulo. A diminuição da sensibilidade no pênis pode retardar a ejaculação. Usar preservativos também pode ter esse efeito em alguns homens.
Se essas técnicas de distração causarem dificuldades para manter a ereção, os medicamentos usados para a disfunção erétil podem ajudar.
A avaliação feita por um terapeuta sexual, psicólogo ou psiquiatra pode ajudar alguns casais.

Expectativas

Na maioria dos casos, o homem consegue aprender a controlar a ejaculação através de instrução e praticando as técnicas simples aqui descritas. A ejaculação precoce crônica pode ser um sinal de ansiedade ou depressão. Um psiquiatra ou psicólogo pode ajudar a tratar esses problemas.

Complicações possíveis

  • A ejaculação muito precoce, antes que o homem consiga penetrar na vagina, pode impedir um casal de ter filhos.
  • A falta de controle contínua da ejaculação pode fazer com que um dos parceiros ou ambos se sintam sexualmente insatisfeitos. Pode levar a uma tensão sexual ou conflito no relacionamento.

Prevenção

Não existe nenhuma maneira de prevenir esse distúrbio. No entanto, relaxar pode diminuir a probabilidade de ocorrência.


Ejaculação precoce desaparece com uma conversa franca

Tomar remédio nem sempre é preciso, veja se este é seu caso


  Minha Vida -

O assunto é tabu entre os homens. A maioria prefere arranjar desculpas a procurar um médico ou assumir que tem algo errado junto à parceira. Mas perder o sono por causa de ejaculação precoce, hoje em dia, é só mesmo para quem gosta de sofrer. O problema, na maioria dos casos, é de solução simples , afirma o médico Omar Nayef Fakhouri, da Sociedade Brasileira de Urologia. Há pacientes que melhoram só de confessar que estão passando por uma fase difícil. A pressão emocional diminui e, com isso, a satisfação sexual aumenta , afirma o especialista. (Câncer de próstata chega sem dar sinais e exige atenção)E nem esquente com inconvenientes repentinos. Isso é normal e acontece com, praticamente, todos os casais. O que não significa, entretanto, que você vai ignorá-lo. Numa entrevista direta e sem rodeios, o doutor Omar mostrar como diferenciar um caso médico de um problema passageiro e dá todas as dicas para quem quer se livrar de crises desnecessárias. (Camisinha, sim. Mas qual?)

Ejaculação precoce é sintoma de alguma doença? Nem sempre. Em alguns casos de impotência (seja ela orgânica, psicológica ou mista), o primeiro sintoma pode ser o aparecimento de ejaculação precoce. No entanto, a maior causa da ejaculação precoce está associada a fatores psicológicos, como ansiedade, depressão e insegurança. (Não deixe a impotência te derrubar)
Mas quando ela é sinal de um problema, então? Em alguns casos, o homem pode (conscientemente ou não) evitar relacionamentos ou mesmo evitar a parceira, por medo ou insegurança de ocorrer a ejaculação precoce. Aí temos um problema. A satisfação sexual do casal acaba comprometida e o pior é que, muitas vezes, o casal passa ignorar a situação. Isto gera também a perda do envolvimento e pode levar a um grande desajuste conjugal.

E se o casal procura ajuda, isso tende a melhorar enquanto o problema não é resolvido? Sem dúvida. Muitas vezes só a ida ao médico já traz mais tranqüilidade ao casal, que lida mais fácil com a situação.

De que forma o mau humor desencadeia reações que dificultam a ereção? Os problemas emocionais estão por trás da maioria dos casos de ejaculação precoce e disfunção erétil. A ansiedade causa alterações nos neurotransmissores que facilitam ou inibem a ereção (os facilitadores são dopamina, oxitocina e acetilcolina, dentre outros, enquanto os inibidores atendem por epinefrina, norepinefrina, prolactina e ácido gama amino butírico). Para que essa relação ocorra de forma equilibrada, levando à ereção, é necessário um certo grau de relaxamento físico e psicológico. Outros fatores como depressão, mau humor, sentimentos de culpa , baixa auto-estima e a própria forma do homem encarar e lidar com a sexualidade podem influenciar fortemente, na ejaculação precoce e no próprio desempenho na cama.

Os remédios para ereção melhoram o problema?
Muito pouco. O uso dos medicamentos para ereção, como o próprio nome já diz, são eficazes em iniciar e potencializar as ereções. Nos casos em que a ejaculação precoce é conseqüência de problemas de ereção, estes medicamentos seriam eficazes. Mas os problemas emocionais são a principal a causa de ejaculação precoce. E, nessas situações, esses remédios promovem ereções às vezes sem prazer e dolorosas. Nos casos extremos, entretanto, eles são utilizados como auxiliares ao tratamento e para motivar um pouco mais o paciente. Mais, ressalto, em situações extremas, nada de rotina! (Homem também passa por menopausa)

O problema tem idade para acontecer? O problema pode aparecer em qualquer idade e em qualquer fase da vida. Depende mais da incidência de fatores psicológicos. Mas as causas emocionais tendem a aparecer mais no adulto jovem, enquanto os problemas biológicos são mais recorrentes no adulto mais velho. Mas todas as faixas etárias estão sujeitas a fatores biológicos e emocionais.

Como a mulher pode ajudar o homem a vencer essa fase? Pressionar exerce que efeitos? Antes de tudo, a mulher deve tentar abordar o parceiro com um diálogo franco e sincero (e muita paciência!). Em muitos casos, a parceira pode acreditar que o parceiro não tem mais desejo por ela ou, pior, que ele tem outra. Isso pode gerar um grande desgaste conjugal, principalmente se o homem ficar retraído e não aceitar a condição em que ele se apresenta (daí a necessidade de muita paciência!). Infelizmente muitos homens não reconhecem o problema, acham que a masculinidade está em jogo e, por isso, protelam a busca de um especialista.

Mas não dá para a mulher simplesmente esperar o parceiro a se decidir. Como ela deve agir? A pressão pode piorar a situação. Mas, se conduzida para auxiliar o tratamento, é benéfica. A mulher deve acompanhar o paciente em algumas consultas (não necessariamente em todas). Ela deve pressionar, sim, no sentido de se dispor a ajudar no tratamento, motivando e incentivando o parceiro, e não simplesmente cobrar sucesso.

E o desempenho sexual da mulher pode atrapalhar de alguma forma? Sim. Em alguns casos, transtornos sexuais da parceira podem piorar, agravar ou dificultar o tratamento do homem mulheres que não conseguem atingir o orgasmo, por exemplo. Nessas situações, é necessário que ela também seja tratada.

Como é o tratamento?
O primeiro passo é o homem se conscientizar que deve buscar ajuda de um urologista. O médico, inicialmente, pesquisa a história clínica do paciente. Fazemos perguntas de um modo geral, incluindo a sua saúde psicológica, hábitos e a vida sexual completa: medos e ansiedades relacionados a ela, o início dos sintomas, distúrbios de ereção, rupturas e relacionamentos problemáticos. Nem sempre dá para colher todas as informações numa única consulta, por inibição do próprio paciente. Mas é importante obter o histórico completo, porque a partir dele o urologista já tem pistas das hipóteses diagnósticas. Além do exame físico habitual, o urologista deve solicitar exames de rotina, mesmo com as hipóteses já formuladas. Os casos de impotência devem ser tratados com as medicações adequadas. O uso de drogas para ereções seja via oral, injetável (no pênis) ou hormônios é indicado apenas quando há diagnóstico de impotência.

A terapia só traz efeitos nos casos de fundo emocional?A terapia psicológica direcionada é muito importante em todos os casos, principalmente para o entendimento das reações de ansiedade. A terapia comportamental, com técnicas para retardar o momento da ejaculação, também é eficaz. Os medicamentos que retardam a ejaculação devem ser utilizados apenas como auxiliar ao tratamento, já que os resultados esperados são temporários, e nem sempre eficazes. Isso sem contar alguns efeitos colaterais, como sono e irritabilidade. (Troque a terapia pela academia em casal)
E em quanto tempo é possível reverter o problema? O tempo de tratamento varia conforme cada caso e conforme cada pessoa em particular. Muitas vezes, só o fato do casal compreender o que está ocorrendo já é o suficiente para uma melhora completa ou quase completa. Quando o homem nunca tinha tido ejaculação precoce e, de repente, começa a ter é mais rápido tratar. Isso porque pacientes que sempre tiveram o problema demandam sessões de a terapia comportamental, com técnicas e exercícios para prolongar a ejaculação, além de medicações específicas, mesmo que temporárias.


Ejaculação precoce prejudica a autoestima e a qualidade da relação

O problema pode surgir em homens de todas as faixas de idade


Por Especialista -



Diversos "fantasmas" assombram os homens no que diz respeito à vida sexual. Um dos mais freqüentes é a ejaculação precoce, geralmente associada à ansiedade, stress e outros fatores psicológicos e orgânicos, que acometem jovens e adultos.

É importante destacar que a ejaculação precoce atinge homens de todas as idades e influencia não apenas no ato sexual, mas na segurança e auto-estima masculina. Há homens maduros que convivem com o problema desde muito jovens, mas a ejaculação precoce pode se manifestar também já em idade adulta.

Fatores psicológicos aparecem com freqüência maior, mas outros fatores também podem existir. O órgão masculino tem uma temperatura de 0,5 a 0,7 grau mais baixo que o resto do corpo. Em pessoas que apresentam uma sensibilidade muito alta na glande, essa diferença de temperatura pode gerar um estímulo mais intenso, que favorece a ejaculação precoce.
Pacientes com ejaculação precoce podem ficar preocupados em melhorar sua performance sexual e acabar apresentando outros problemas que podem prejudicar a qualidade de suas ereções

Uma das maiores dúvidas de pacientes que chegam ao Centro Médico Masculino de Campinas, onde atuo, é saber exatamente o que é a ejaculação precoce. Considera-se que um homem tem ejaculação precoce quando ela ocorre com menos de 05 minutos após a penetração, na maioria de suas relações sexuais.

Mas o tempo de ejaculação é muito variável e leva em conta outros fatores, ligados à companheira e ao ambiente - envolvimento, atração, local, grau de excitação, que estão relacionados a cada episódio. Portanto, não significa que o homem tem problemas de ejaculação precoce se isso acontecer em uma relação isolada, mas apenas quando o quadro se repete insistentemente, sem que o homem tenha controle desse evento.

 Para solucionar o problema, é comum, por parte de alguns profissionais, a indicação de medicamentos estimulantes que ajudam a manter a ereção por mais tempo.

O uso de estimulantes, porém, entre os quais o mais conhecido é o Viagra, não é um tratamento para a ejaculação precoce, pois nesse caso o que ele faz é prolongar a ereção. Como todo medicamento, ele tem seus efeitos colaterais especialmente se usado indiscriminadamente e em excesso. O uso prolongado desde a juventude pode trazer conseqüências mais sérias. 

Tratando o problema


Para um tratamento eficaz, o ideal é primeiro determinar as causas do problema, o que só pode ser feito mediante avaliação médica. Após a análise no consultório, quando percebemos que o paciente apresenta ejaculação precoce em decorrência de aspectos psicológicos, é comum a indicação de acompanhamento terapêutico, podendo haver ou não associação medicamentosa, de acordo com cada caso.

Quando as causas são físicas, é possível tratar o problema usando desde medicamentos até técnicas de dessensibilização da glande. 

Conversar com o médico é essencial


É comum pacientes com ejaculação precoce ficarem tão preocupados em melhorar sua performance sexual que acabam apresentando outros problemas que podem prejudicar a qualidade de suas ereções. Muitos homens, por causa de algum evento isolado, passam a acreditar que têm ejaculação precoce, quando, na verdade, apresentam ejaculação normal.

Para eliminar essas dúvidas, obter um diagnóstico correto, e, se necessário, receber o tratamento adequado, a indicação é sempre procurar um profissional especializado. E mais uma dica: é importante encarar a solução da ejaculação precoce como um tratamento que, portanto, exige um período de acompanhamento médico.  



 

Nenhum comentário: