12.17.2014

Número de mortos em ataque talibã a escola do Paquistão passa de 140

Do total, 132 vítimas eram estudantes e nove agressores.
Outras 124 pessoas ficaram feridas, diz autoridade.

Da Reuters
Família paquistanesa lamenta morte de criança em ataque do talibã contra escola em Peshawar nesta terça-feira (16) (Foto:  REUTERS/Zohra Bensemra)Família paquistanesa lamenta morte de criança em ataque do talibã contra escola em Peshawar nesta terça-feira (16) (Foto: REUTERS/Zohra Bensemra)
O número de mortos no atentado que homens armados do Talibã promoveram a uma escola do Paquistão, nesta terça-feira (16), subiu de 126 para 141, de acordo com a agência Reuters. Do total, 132 vítimas eram estudantes (crianças e adolescentes) e nove agressores.

Os talibãs abriram fogo contra uma escola para filhos de militares em Peshawar, principal cidade do noroeste do Paquistão. Este seria o mais sangrento ataque rebelde dos últimos anos no país.
Bahramand Khan, diretor de informação para o gabinete regional do ministro-chefe, disse que ao menos 124 pessoas ficaram feridas.
"Pode aumentar", disse ele. Um hospital local disse que os mortos e feridos atendidos tinham entre 10 e 20 anos de idade.
Mais de oito horas após militantes terem entrado no prédio da escola, os militares declararam o encerramento da operação realizada para combatê-los, e disseram que nove insurgentes foram mortos.
Estudante ferido em ataque de homens do Talibã armados a uma escola é levado a um hospital em Peshawar, no Paquistão. A escola é frequentada por filhos de militares paquistaneses (Foto: A Majeed/AFP) 
Estudante ferido em ataque de homens do Talibã
armados a uma escola é levado a um hospital em
Peshawar (Foto: A Majeed/AFP)
O ataque à escola gerida pelos militares, onde estudavam mais de 1.100 alunos, muitos deles filhos de membros do Exército, atingiu o coração da sociedade militar do Paquistão e representa um golpe certo para enfurecer o poderoso Exército do país.O movimento radical Talibã assumiu de imediato a responsabilidade pelo ataque.
"Escolhemos a escola do Exército para o ataque porque o governo está alvejando nossas famílias e mulheres", disse o porta-voz do Taliban Muhammad Umar Khorasani. "Queremos que eles sintam a dor."
Na parte externa, enquanto helicópteros sobrevoavam, a polícia se empenhava em conter grupos de pais desesperados que tentavam ultrapassar o cordão de isolamento e entrar na escola.

Não ficou claro se algumas ou todas as crianças foram mortas pelos homens armados e homens-bomba ou no confronto subsequente com as forças de segurança paquistanesa que tentavam recuperar o controle do prédio.
"Um médico do Exército estava nos visitando e nos ensinando sobre primeiros socorros quando os homens vieram por trás da nossa escola e começaram a atirar", disse um estudante a TV paquistanesa "Dunya".
"Nossos professores trancaram a porta e nós nos deitamos no chão, mas eles (os militantes) arrombaram a porta. Inicialmente eles atiraram no ar e depois começaram a matar os estudantes, mas de repente saíram do corredor", acrescentou. "Eles tinham barbas longas, usavam shalwar kameez (largas vestimentas tradicionais) e falavam árabe."
Feridos são retirados de escola que foi atacada pelo Talibã no Paquistão. Pelo menos 126 pessoas, a maioria crianças e adolescentes, foram mortos em ataque contra escola para filhos de militares em Peshawar, principal cidade do noroeste do país (Foto: Mohammad Sajjad/AP)Feridos são retirados de escola que foi atacada pelo Talibã no Paquistão. Pelo menos 126 pessoas, a maioria crianças e adolescentes, foram mortos em ataque contra escola para filhos de militares em Peshawar, principal cidade do noroeste do país (Foto: Mohammad Sajjad/AP)
O primeiro-ministro Nawz Sharif condenou o ataque e disse estar a caminho de Peshawar.
"Eu não posso ficar recuado em Islamabad. Essa é uma tragédia nacional, provocada por selvagens. Essas eram minhas crianças", afirmou ele em comunicado.
"Essa perda é minha. Esta é uma perda da nação. Estou indo para Peshawar agora e vou supervisionar a operação pessoalmente", acrescentou.
Ataque no Paquistão (Foto: A Majeed/AFP)Ataque a escola no Paquistão deixou mortos e
feridos (Foto: A Majeed/AFP)
Alvos raros
O Talibã paquistanês, que luta para derrubar o governo e estabelecer um rígido regime islâmico, tem prometido intensificar os ataques em resposta a grandes operações conduzidas pelo Exército contra insurgentes em áreas tribais.
Os insurgentes têm atacado forças de segurança, postos de controle, bases militares e aeroportos, mas atentados contra alvos civis sem qualquer importância logística são relativamente raros.
Em setembro de 2013, dezenas de pessoas, incluindo muitas crianças, foram mortas em um ataque contra uma igreja, também em Peshawar, cidade extensa e violenta perto da fronteira com o Afeganistão.
Apoiadores do movimento Mutahida Qaumi seguram velas em Karachi em  vigília pelas vítimas do massacre (Foto: AP Photo/Fareed Khan)Apoiadores do movimento Mutahida Qaumi seguram velas em Karachi em vigília pelas vítimas do massacre (Foto: AP Photo/Fareed Khan)

Nenhum comentário: