3.25.2015

CHOCOLATE UM GRANDE PRAZER





SEGREDOS PARA TRABALHAR COM CHOCOLATE


Usar chocolate em barra é relativamente fácil mas requer alguns cuidados para que tudo dê certo. Preste atenção nos itens a seguir e aprenda os principais segredos*.
. Chocolates fracionados (ou hidrogenados) são mais simples de serem utilizados mas a perda no sabor acaba não compensando. Algumas pessoas preferem, mas eu não indico.
. Chocolate e água não combinam. Portanto, evite utilizar a pia (trabalhe em uma bancada ou mesa, por exemplo). Caso não seja possível, enxugue muito bem a superfície e deixe sempre um pano de prato seco à mão para emergências.
. Seque também todos os utensílios, recipientes e formas que for utilizar. (Lembre-se da importância da pré-preparação.)
. A forma mais fácil para se derreter o chocolate é no microondas. A alternativa mais tradicional é usar o banho-maria (uma tigela com o chocolate picado sobre uma panela com água fervente em fogo baixo — mas lembre-se de que água e chocolate nunca devem se encontrar, por isso a atenção deve ser redobrada).
. O chocolate não fracionado (como os em barras que encontramos no supermercado) precisa ser temperado para que endureça novamente após o derretimento (e não derreta tão fácil depois de moldado). Para isso, rale ou corte em pedaços pequenos o chocolate que vai ser utilizado, coloque 2/3 da quantidade total em um refratário e leve ao forno de microondas na potência média de 30 em 30 segundos, sempre tirando-o após o término do tempo para mexer bem e distribuir o calor (o tempo total deve ser de 2 a 3 minutos, dependendo da quantidade). A parte reservada deve ser cortada ainda menor e misturada ao chocolate já derretido para temperá-lo. Mexa bem para que derreta também e chegue a uma temperatura agradável ao toque (coloque um pouco nos lábios e a sensação deve ser de frio).
. Use o chocolate logo em seguida à temperagem. Caso contrário, ele começará a endurecer (evite derretê-lo novamente).
. No caso de bombons ou ovos de Páscoa recheados, os recheios devem estar em temperatura similar à do chocolate para que ele não derreta.
. Antes de acrescentar bebidas alcoólicas ao chocolate, certifique-se de que a temperatura do chocolate derretido e da bebida seja exatamente a mesma para que ele não fique farelento.
. Evite mexer com o chocolate com colheres ou espatulas de metal para evitar a oxidação.
. Os bombons de chocolate podem ficar na geladeira por, no máximo, 10 minutos para endurecerem. Após isso ele vai suar ao sair e derreterá mais facilmente, além de ficar manchado depois de seco. Caso precise retornar a mesma forma à geladeira (no caso de ovos, por exemplo), divida os 10 minutos pelas vezes em que voltará a ser gelado.
. Se perder a conta do tempo, para ter certeza de quanto tempo o chocolate deve ficar na geladeira, observe a forminha em que ele estiver. Quando ela estiver opaca, o chocolate já pode ser desenformado. Caso o chocolate não solte, deixe gelar um pouquinho mais.
. Antes de embalar os chocolates prontos, espere entre 8 e 10 horas. Enquanto isso, mantenha-o em lugar seco e fresco, coberto com papel manteiga. Isso ajuda a manter as características do chocolate, como cor, sabor e perfume.
* Para mais informações e outras dicas, consulte os sites de marcas de chocolate como GarotoNestlé etc
A química que ocorre entre o chocolate e o nosso prazer é especial. Isso porque entre os componentes básicos do chocolate está o aminoácido feniletilamina, precursor da serotonina, substância que fabricamos em situações de bem-estar e felicidade.

Nada melhor que um alimento que dá energia e relaxa as tensões ao mesmo tempo, não é mesmo!? A gente quer mais é ser feliz!!  E este incrível pavê de doce de leite com chocolate (sem lactose e sem glúten) é praticamente uma passagem para o paraíso gastronômico. Aproveite!

Pavê delicioso de doce de leite com chocolate (sem lactose e sem glúten)



'
Na semana passada, a  Paladar Sem Glúten me enviou uma caixa recheada de delícias sem lactose e sem glúten e um desafio super interessante: preparar uma receita irresistível com eles. É claro que eu adorei a ideia. Afinal, quer terapia mais gostosa do que ter de inventar um prato gostoso?
Confesso que não conhecia nenhum dos ingredientes, mas adorei descobri-los na prática. O resultado foi esse pavê delicioso e bonito — e juro que o sabor ficou realmente incrível, conforme o pedido.
ProdutosPaladarSemGluten_CozinhandoPara2ou1
Paladar Sem Glúten é uma loja criada para atender à demanda crescente de pessoas com restrição alimentar. Trabalha com 12 marcas e mais de 100 produtos sem glúten, sem lactose, sem ovos, sem soja, sem milho e sem açúcar. As compras são realizadas pelo site (pagamentos via Pague Seguro), que traz também notícias, dicas e receitas como esta, que também vai estar lá.
Vamos então colocar a mão na massa!
Creme:
200g. de leite condensado de soja
200g. de creme de leite de soja ou de arroz
2 colheres de sopa de maisena dissolvida em 4 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa de alfarroba em pó
Calda:
3/4 xícara de leite sem lactose ou de soja
1 1/2 colher de sopa de alfarroba em pó
1 1/2 colher de sopa de açúcar (ou a medida equivalente de açúcar light ou de adoçante culinário)
Recheio:
300g. de biscoito champagne sem glúten
340g. de doce de leite de soja
2 colheres de sopa de raspas de laranja ou de limão
1 pitada de sal ou de flor de sal (opcional)
Cobertura:
1 barrinha de chocolate sem lactose (25g.)
Comece preparando o creme. Para isso, misture em uma panela o leite condensado com o creme de leite de soja ou de arroz, a maisena dissolvida e a alfarroba e leve ao fogo baixo, mexendo sempre sem deixar ferver até engrossar e virar um creme. Coloque em um recipiente e cubra com plástico filme encostado na superfície para não formar uma nata. Reserve.
Em seguida, acrescente as raspas de laranja ou de limão ao doce de leite e misture bem para quebrar um pouco o doce. Se quiser, acrescente também uma pitadinha de sal ou de flor de sal.
Para a calda, dissolva bem a alfarroba no leite e adicione o açúcar. Misture bastante para dissolver e reserve também.
ComoFazerPaveDelicioso_CozinhandoPara2ou1
Para iniciar a montagem, espalhe metade do creme no fundo de um refratário (o meu tem 17cm. x 17cm.). Vá mergulhando os biscoitos na calda, umedecendo-os bem mas sem deixar que comecem a desmanchar, e cubra o creme.
Recheie com o doce de leite e faça mais uma camada de biscoitos por cima. Finalize com o restante do creme, cubra com papel alumínio e leve à geladeira por pelo menos umas 3 horas para que as camadas assentem e o pavê fique mais firme.
Antes de servir, distribua o chocolate ralado fino em cima do pavê para enfeitar e deixá-lo ainda mais saboroso.
Ah, os snacks de legumes ao queijo e de bacon, da GoodSoy, eu comi (hoho) e simplesmente adorei. Sério, me surpreendi como são bons, mesmo sendo de soja (ah, o preconceito com ela) e com menos sódio e calorias que as versões tradicionais mais conhecidas!
Emoticon smile


Não poderíamos deixar de produzir os pirulitos de coelhinhos, afinal eles 
fazem a alegria da criançada! Faça já sua encomenda.



Os coelhinhos adoraram nossas cenouras. Temos certeza que você
 também vai gostar!
 Encomende já as suas cenouras especiais! Emoticon wink


Nenhum comentário: