3.23.2015

Paes inaugura protótipo do VLT

Vagão fica em exposição na Cinelândia de segunda a sábado

O DIA
Rio - O prefeito Eduardo Paes inaugurou neste domingo o protótipo de um vagão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que entrará em operação a partir do primeiro semestre de 2016 e vai percorrer 28km, do Centro até a a Zona Portuária. O equipamento ficará aberto à visitação do público de segunda a sábado, na Cinelândia.
Durante a cerimônia, Paes garantiu que os testes do VLT começam já no final deste ano, com trechos reduzidos e entrada liberada. “Esse bonde moderno vai poupar muitas caminhadas pelo Centro, tirar carros das ruas e será o grande integrador dos modais da Região Metropolitana”, disse.
Protótipo de VLT ficará em exposição na Cinelândia de seguunda a sábado
Foto:  Carlo Wrede / Agência O Dia
Neste domingo, O DIA  mostrou com exclusividade como funciona o modelo de VLT de Dubai, nos Emirados Árabes. A cidade foi a primeira do mundo a ter um equipamento sem os cabos aéreos de energia. O Rio será a segunda. O sistema fornece eletricidade pelos trilhos, que são energizados somente no exato local onde a composição está passando.
Acompanhado do secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, o prefeito classificou o VLT como um dos principais legados das Olimpíadas para o Rio de Janeiro. Segundo Paes, todas as seis linhas do modal estarão em funcionamento durante a realização dos Jogos, que acontecem em agosto do ano que vem.
Questionado sobre a conclusão de outras obras visando as Olimpíadas, o peemedebista chegou a brincar com o repórter de uma televisão estrangeira. “Quanto você quer apostar comigo de que vai estar tudo pronto? Para desgraça de muita gente, todas as obras estão em dia e serão entregues dentro do prazo”, garantiu Paes.
Colaborou: Pedro Muxfeldt Oliveira 

Nenhum comentário: