4.10.2017

Moro diz ser impossível coibir vazamentos e não vê conflito na foto com Aécio

247 - O juiz federal Sérgio Moro disse ser praticamente impossível encontra e punir os autores dos vazamentos de delações premiadas e que as investigações são "quase como se fosse uma caça a fantasmas". Moro destacou que a apuração "fica comprometida por questões jurídicas", ligadas ao direito ao sigilo de fontes de jornalistas e a liberdade de imprensa, que são assegurados pela Constituição. "Não estou reclamando destas proteções jurídicas, acho importante", afirmou Moro em entrevista à BBC Brasil.
O magistrado também disse não ver conflito ético nas fotos em que aparece sorridente ao lado do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que é investigado pela Lava Jato pela suspeita de ter recebido R$ 50 milhões em propinas pagas pelas empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez, após a realização do para a construção da hidrelétrica Santo Antônio, em Rondônia, em 2007 e também ser denunciado pelo doleiro Yulsself  como recebedor de propina em Furnas. "Olha, não tenho nenhum processo do senador na minha responsabilidade porque ele tem foro privilegiado e não foi tratado sobre assuntos relativos ao processo, evidentemente", destacou o juiz tucano Sérgio Moro.
Sobre os vazamentos, Moro destacou que "nossa legislação exige que estes processos sejam conduzidos em público, que os julgamentos sejam públicos, e isso significa também que as provas acabam se tornando públicas em um momento no processo. Então, muitas vezes, o que as pessoas falam que é vazamento na verdade não é".
"Pontualmente realmente ocorreram vazamentos e muitas vezes se tenta investigar isso, mas é quase como se fosse uma caça a fantasmas, porque normalmente o modo de se investigar isso de maneira eficaz seria, por exemplo, quebrando sigilos do jornalista que publicou a informação. E isso nós não faríamos, porque seria contrário a proteção de fontes, à liberdade de imprensa", afirmou.
Recentemente, Moro foi duramente criticado pela imprensa, associações de profissionais e até por entidades internacionais por ter determinado a condução coercitiva do blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania. Não se pode esquecer também que este mesmo juiz, grampeou a presidenta Dilma em conversa telefônica com o ex presidente Lula da Silva e vazou para o Jornal Nacional da Globo com exclusividade e ainda grampeou toda a banca de advogados que defendem o Lula, na investigação da lava jato.

Moro também se defendeu das acusações de parcialidade por ter sido fotografado, conversando e sorridente, com Aécio Neves, que é investigado pela Lava Jato. "Era um evento público, foi tirada a foto, e o que há é uma exploração política do episódio, mas não existe nenhum comportamento impróprio da minha parte", destacou. "Eu não tenho nenhum processo do senador na minha responsabilidade porque ele tem foro privilegiado e não foi tratado sobre assuntos relativos ao processo, evidentemente. Se você está em um evento e as pessoas tiram fotos, bem, não tem como evitar", completou.
Confira a íntegra da entrevista.

Nenhum comentário: