4.16.2018

Projeto Viva a Cultura! usa atividades recreativas para trazer bem-estar aos pequenos internados em tratamento oncológico

Brincadeiras transformam o dia a dia de crianças e ajudam o tratamento contra o câncer no A.C.Camargo Cancer Center


Entre os dias 16 e 20 de abril, as crianças em tratamento no A.C.Camargo Cancer Center em São Paulo poderão usufruir da arte e de atividades lúdicas proporcionadas pelo projeto Viva a Cultura!, que se baseia na arte como terapia complementar ao tratamento e instrumento para tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor.

O universo do teatro como fator terapêutico ganhou espaço a partir da década de 1970, com os ideais do médico americano Patch Adams, que percebeu a importância de implantar em seu ambiente de trabalho uma rotina mais humanizada, valorizando a compaixão e a preocupação com o bem-estar de seus pacientes. As ações são comandadas por monitores e atores, que aguçam a imaginação e a criatividade das crianças.

Para o ator Marcelo Zurawski, que integra o elenco da peça de teatro encenada no projeto, a iniciativa proporciona um respiro de diversão e também de reflexão. “Interagir com as crianças durante esse momento é muito enriquecedor e gratificante. Sentimos que as crianças nos ensinam um pouco mais sobre resiliência e superação a cada nova apresentação” destaca Marcelo.

Para Vanessa Cordaro, Diretora de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa da AstraZeneca, projetos como esse são exemplos de como conseguimos colocar nossos valores na prática. “Colocar o paciente em primeiro lugar é um de nossos principais compromissos, e nesses 11 anos de projeto pudemos beneficiar mais de 12 mil crianças e familiares, comprovando que projetos que focam no bem-estar do paciente resultam em um menor tempo de internação e maior efetividade no tratamento” comenta a executiva.

Na AstraZeneca o projeto também despertou a atenção da colaboradora Denise Araújo, que após participar de uma visita em um dos hospitais atendidos pelo projeto, passou a colaborar como voluntária em projetos direcionados ao bem-estar dos pacientes em hospitais públicos e privados. “É emocionante saber que, em poucas horas, você consegue desconectar essas crianças de seus problemas e levar um pouco do mundo externo para cada uma”, comenta a colaboradora.

O Viva a Cultura! é um projeto da AstraZeneca em parceria com o Instituto Dançar, e tem apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91). Para conhecer mais sobre a história do Projeto Viva a Cultura! acesse www.vivaacultura.com.br

Serviço
Viva a Cultura! no A.C Camargo Cancer Center
Local: A.C Camargo Cancer Center
Data: De 16 a 20 de abril

Programação
OFICINAS CULTURAIS
Data: 16 a 20 de abril
Horário: 9h30 às 11h30*
*Terça de 9h30 às 10h30

CIA DE MÚSICA (VISITA À INTERNAÇÃO E UTI)
Data: 16 a 20 de abril
Horário: 14h às 15h30


Nenhum comentário: