Paraná 247 - A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), reforçou que o partido "usará de todos os recursos" para defender a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto.
"PT já definiu que usará de todos os recursos para defender Lula e seu direito de ser candidato, conforme determinou o Comitê de Direitos Humanos da ONU. Não titubearemos nisso! Além do direito de Lula está em jogo o direito de voto do povo brasileiro", disse ela.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou a candidatura de Lula, condenado em segunda instância no processo do triplex em Guarujá (SP). Mas a decisão do TSE foi tomada em um contexto no qual a garantia dos direitos políticos de Lula foi determinada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
No dia 17 de agosto, o Comitê de Direitos Humanos da ONU determinou ao Estado Brasileiro que "tome todas as medidas necessárias para que para permitir que o autor [Lula] desfrute e exercite seus direitos políticos da prisão como candidato nas eleições presidenciais de 2018, incluindo acesso apropriado à imprensa e a membros de seu partido politico" e para "não impedir que o autor [Lula] concorra nas eleições presidenciais de 2018 até que todos os recursos pendentes de revisão contra sua condenação sejam completados em um procedimento justo e que a condenação seja final".
Nenhum comentário:
Postar um comentário