11.08.2018

Como tratar Chikungunya para combater a Dor e o Inchaço nas Articulações

Para diminuir a dor e o inchaço das articulações causada pela febre de Chikungunya deve-se seguir o tratamento indicado pelo médico que pode incluir o uso de Paracetamol, compressas frias e beber muitos líquidos como água, chá e água de coco.
Geralmente, o tratamento dura entre 7 a 30 dias, mas a dor nas articulações podem permanecer por mais de 1 ano, sendo necessário, nesses casos, fazer fisioterapia. E o repouso durante a fase aguda, nos primeiros 10 dias da doença, é muito importante porque parece prevenir complicações e que a Chikungunya persista por tanto tempo.
Como tratar Chikungunya para combater a Dor e o Inchaço nas Articulações

Remédios para Febre Chikungunya

Os remédios mais indicados são Paracetamol ou Dipirona para controlar a dor nos músculos e articulações, no entanto outros como cloridrato de tramadol e codeína podem ser indicados quando os primeiros não são suficientes para aliviar os sintomas.
Inicialmente o médico pode indicar o uso de uma combinação de Paracetamol com Codeína para aliviar a dor, por ser um analgésico mais forte e o tramadol pode ser usado em último caso, mas deve ser usado com cautela por idosos e pessoas que já tiveram convulsões ou doenças no fígado ou nos rins.
Assim como na dengue os remédios que não devem ser utilizados são aspirina e anti-inflamatórios como ibuprofeno, diclofenaco, nimesulida e ácido acetilsalicílico, e também os corticosteroides.

Tratamento caseiro para Febre Chikungunya

Como tratar Chikungunya para combater a Dor e o Inchaço nas Articulações
Alguns cuidados para tratar os sintomas específicos da febre de Chikungunya são:
  • Febre alta: colocar uma compressa fria na testa, evitar o excesso de roupa, beber chá de pulmonária;
  • Dor nas articulações: aplicar compressas frias, com óleo essencial de camomila, sobre a articulação dolorida, beber infusão de salgueiro 3 vezes por dia;
  • Náuseas e vômitos: beber chá de gengibre durante o dia e chupar picolé de limão;
  • Diarreia: beber água de arroz, comer alimentos cozidos de fácil digestão, como fruta, arroz ou frango.
Uma boa dica, além dos cuidados citados, é fazer uma alimentação rica em vitamina C, aumentando o consumo de frutas como laranja, limão, abacaxi ou morango, para fortalecer o sistema imune e acelerar a recuperação.
Veja alguns sucos e chás que podem ajudar a diminuir a dor nas articulações:

Tratamento para Chikungunya crônica

Pode incluir o uso de remédios corticoides como a prednisona por até 21 dias, na dose recomendada pelo médico. Este medicamento, no entanto, não pode ser utilizado em caso de doenças como diabetes, hipertensão descontrolada, osteoporose, transtorno bipolar, insuficiência renal crônica, em caso de diálise, síndrome de Cushing, obesidade e problemas cardíacos.
A fisioterapia pode ser muito útil para controlar os sintomas e melhorar a movimentação das articulações sendo recomendado o uso de aparelhos e exercícios indicados pelo fisioterapeuta. Em casa a pessoa pode realizar diariamente alongamentos, devendo evitar longas caminhadas e muitos esforços. As compressas frias são mais indicadas e podem ser usadas durante 20 minutos para diminuir a dor nas articulações.

Sinais de melhora

Os sinais de melhora da febre de Chikungunya surgem quando o organismo é capaz de eliminar o vírus e incluem a diminuição dos sintomas.
Em alguns casos, o cansaço e a dor e o inchaço articular podem se manter após a cura da doença e, por isso, o clínico geral pode recomendar sessões de fisioterapia para ajudar a diminuir o desconforto.

Sinais de piora

Quando o tratamento não é feito de forma adequada, ou o sistema imune se encontra enfraquecido podem surgir sinais de piora como febre acima de 38º por mais de 3 dias e piora da dor nas articulações, levando à artrite, que pode persistir por meses.
Em casos muito raros a Chikungunya pode ser fatal. Nesse caso a doença pode causar miosite, uma inflamação dos músculos, que pode até mesmo levar à morte porque o sistema imune começa a atacar os músculos do corpo. Os sintomas podem começar a se manifestar cerca de 3 semanas depois do diagnóstico da doença.

Sinais de alerta para voltar ao médico

É importante voltar ao médico quando após o início do tratamento, a febre se manter por 5 dias ou se surgirem outros sintomas que podem indicar complicações como sangramento, convulsões, desmaio, dor no tórax e vômitos frequentes. Nestes casos a pessoa pode ter que ficar internada no hospital para receber o tratamento adequado.
Mais sobre este assunto:

Nenhum comentário: