Porque Qualidade?
Se Você ficar satisfeito com a sua resposta as próximas dez perguntas,
então não leia o restante do texto.
· Qual o seu lucro/prejuízo com sistemas e processos no último semestre?
· Como comprová-lo?
· Quais atividades sob sua responsabilidade tendem a gerar mais prejuízo?
· As Rotinas de suas atividades são definidas?
· A sua logística atende satisfatoriamente a seus Clientes?
· Seus funcionários sabem exatamente o que fazer em todas as circunstâncias?
· Seus fornecedores atendem satisfatoriamente?
· Como garantir a confiabilidade dos dados que você usa ou gera?
· Qual o "custo invisível" de seu melhor produto?
· Como garantir lucro e qualidade sem aumentar os custos em demasia?
Se Você continuou a leitura você está na mesma situação da maior parte
dos empresarios.
Os problemas da moda, como: Globalização, El Niño, Crises: do México,
Asiática; Russa; do Japão, EUA, do Brasil, do Afeganistão têm tornado as
empresas cada vez menores e com trabalhadores multifuncionais.
Para você ter uma idéia, guarde este artigo por um ano
e veja quantos itens complicadores você inclui na lista acima.
Com todos os funcionários sobrecarregados, preocupados com a produção,
ficam difíceis as tarefas de infra-estrutura, como por exemplo:
controlar e corrigir sistemas e gerar informações,
em nível gerencial, para orientar a tomada de decisões.
Neste ponto, se você estiver se identificando completamente com a
situação, novamente podemos dizer que você é parte da maioria. Assim,
apresentarei algumas das questões mais comuns e algumas das respostas
possíveis:
Devo criar um sistema de garantia da qualidade?
As empresas que superaram as dificuldades ocorridas nas últimas
décadas no País e no mundo possuem um nível de Qualidade considerável
pois continuam atraindo seus Clientes e se mantém ao largo das
vississitudes econômicas, garantindo sua sobrevivência.
Um sistema da qualidade pode ser o diferencial que você precisa para atrair seus
clientes, mas um bom sistema da qualidade irá além: permitirá a você
responder com segurança àquelas perguntas do início do texto.
Você conhecerá e dominará os principais fatores que afetam seus negócios,
gerenciando-os através de indicadores e referências pré definidas.
Note que não é sem motivo que os softwares de gestão tem aumentado sua
fatia no mercado, e o que foi verdade ontem, hoje talvez não o seja.
Como implanto um sistema da qualidade?
A forma mais fácil para se implantar um sistema da qualidade é
utilizar as normas ISO. E destes a norma mais comum é a ISO 9000. A
norma ISO 9000 aborda de forma genérica as necessidades dos sistemas
da qualidade, podendo ser adotada em empresas de qualquer tipo e
tamanho. Caso a atividade fim da empresa seja baseada em laboratório
(ensaios ou calibrações), a norma mais adequada é a NBR ISO/IEC 17025.
Podem ser adotadas também outras normas, como a ISO 14000, que aborda
o aspecto ambiental, normas de GMP (RDC 210/03) ou outras específicas.
Qualquer que seja a norma o principal é estruturar o sistema e
colocá-lo para funcionar, sendo importante também certificá-lo,
pois no fim o sistema deve ser a satisfação de todos os envolvidos
e o diferencial será sempre a qualidade dos produtos e serviços obtidos.
Boas Práticas Farmacêuticas
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