12.09.2008

Um alerta contra o câncer e os Doze mandamentos para evitá-lo


Um alerta contra o câncer

Doença é a que mais mata crianças. Maioria dos casos é curável, mas diagnóstico precoce é importante
Rio - O câncer já é a principal causa de morte por doença de adolescentes e crianças com mais de 5 anos, segundo a publicação ‘Câncer na Criança e Adolescente no Brasil — Dados dos Registros de Base Populacional e Mortalidade’, divulgada ontem pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). Diretor-geral do instituto, Luíz Antonio Santini fez um alerta para que pediatras fiquem atentos à doença que mata uma média de 44 meninos em cada 1 milhão ao ano. O diagnóstico precoce é fundamental para cura, que em alguns tipos de câncer infantil pode chegar a 85%.

“É preciso fazer com que o médico que faz o primeiro atendimento da criança, o pediatra ou o médico de família, seja alertado para que hoje o câncer já é a primeira causa de morte por doença entre 5 e 18 anos. Os médicos nem sabem disso. Eles acham que ainda vivemos uma realidade epidemiológica, de doenças transmissíveis e infecciosas. Elas ainda existem, mas já não contribuem tanto com a mortalidade”, disse Santini.

De acordo com o diretor, estudos apontam que, em média, uma criança com câncer passa por quatro a seis consultas médicas até que a doença seja identificada. “ O diagnóstico de câncer inicial não é fácil porque os sintomas iniciais são muito semelhantes a diversas outras doenças comuns da infância. A recomendação é que o pediatra pense na doença”, alerta.

DESIGUALDADES

O estudo, inédito no País, revelou diferenças regionais importantes. “O Brasil é muito desigual. Então, temos no Sul e no Sudeste resultados de cura e de tratamento muito semelhantes aos de países mais desenvolvidos. Já nas regiões mais pobres, como Norte e Nordeste, temos padrões piores em relação a atendimento. Há 20 anos, um diagnóstico de câncer numa criança praticamente correspondia a uma condenação. Hoje, a maior parte dos casos é curável”, afirmou o médico, no Dia Nacional de Combate ao Câncer.

MENINOS E SUAS FAMÍLIAS SÃO EXEMPLOS DE SUPERAÇÃO À DOENÇA

Entretidos com brinquedos, os meninos Carlos Henrique, 7 anos, e Rogério, 5, são exemplos de superação ao câncer. O sorriso aberto de Carlos Henrique em nada faz lembrar o drama que a criança e toda sua família enfrentou há 3 anos.

“Eu estava dando banho nele quando percebi que parecia estar com uma hérnia. Ele começou a sentir muita dor. Felizmente, a médica desconfiou e disse que eu deveria procurar o Inca. Entrei em desespero porque tinha perdido a minha mãe há pouco tempo com câncer. Felizmente, ele está curado e fazendo o acompanhamento”, conta a mãe do menino, Vera Lúcia Pereira, 40 anos.

Mãe de Rogério, que está terminando o tratamento contra leucemia, Fabíola Santos, 30 anos, conta que levou 5 meses para ter o diagnóstico da doença. “O médico desconfiou de dengue, depois de sinusite. Ele tinha febre e dor no gânglio. Fiz um plano de saúde e mostrei os exames para um médico amigo, que recomendou que procurasse o Inca.”

Alencar diz se sentir ‘uma cobaia’

O vice-presidente da República, José Alencar, que enfrenta o câncer há 11 anos, participou ontem do evento no Inca, de onde saiu aplaudido de pé após dizer que sentia-se “uma cobaia”. Aos 77 anos, Alencar fez um relato da sua luta contra a doença. Contou que já retirou sete nódulos, perdeu um rim, parte do estômago e disse que atualmente luta contra um sarcoma, tipo de câncer que ataca os músculos.

“Às vezes o paciente vira uma verdadeira cobaia, igual ao que tem acontecido comigo. É preciso que haja uma evolução no tratamento do câncer. Além de ser precoce, o diagnóstico tem que ser seguro”, disse Alencar, acrescentando que muitas vezes a morte acontece “não pelo próprio mal, mas pelo efeito colateral”.

Bem humorado, Alencar disse que aproveitaria a presença de médicos oncologistas e profissionais de saúde para mostrar o lado do doente. “Sou um paciente paciente. É preciso que o médico ouça o outro lado, me perdoem, mas é preciso”.

Os Doze Mandamentos Contra o Câncer
A Comissão para a Saúde Pública da União Européia lançou um conjunto de medidas de prevenção contra o câncer, baseado em 12 mandamentos.
- São eles:
1 - Não fumar, ou abandonar o cigarro;
2 - evitar a obesidade;
3 - fazer exercícios todos os dias;
4 - comer frutas e verduras diariamente;
5 - moderar o consumo de álcool, dois copos por dia para os homens e um para as mulheres;
6 - evitar o sol forte, principalmente crianças e adolescentes;
7 - evitar a exposição a agentes cancerígenos, como o amianto;
8 - procurar o médico se notar qualquer ferida na pele, perda de peso, tosse e mudança dos hábitos intestinais e urinários;
9 - mulheres com mais de 25 anos devem fazer visitas freqüentes ao ginecologista;
10 - mulheres com mais de 50, a mamografia é recomendada;
11 - homens e mulheres com 50 anos ou mais, o exame do reto também é uma prevenção importante;
12 - todos devem se vacinar contra a hepatite B, para proteger o fígado.

Nenhum comentário: