2.13.2009

DROGAS SINTÉTICAS NAS UNIVERSIDADES


DROGAS SINTÉTICAS NAS UNIVERSIDADES

Drogas sintéticas estão sendo distribuídas nas universidades. Em meados de maio, o Departamento de Investigações sobre Narcóticos de São Paulo apreendeu um novo tipo de droga sintética chamada cápsula do medo; ou cápsula do vento; no centro acadêmico da Universidade Paulista, na Vila Mariana, bairro de classe média paulistana.

Foram presos em flagrante dois rapazes, acusados de tráfico de drogas, e um usuário, indiciado por porte de entorpecente. Destes, um dos traficantes e o usuário são universitários.

A primeira apreensão da droga no país foi feita em dezembro de 2004, no Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O traficante, um rapaz de 25 anos, estava em um ônibus fretado, indo para São Paulo participar de uma rave.

Entre os universitários, as drogas sintéticas como ecstasy, ice, GHB, DOB e os remédios de uso controlado, como Rivotril, Fenproporex, Daforin e Benflogin, vêm sendo largamente utilizadas como drogas alucinógenas.

No site Orkut, a febre da internet, onde oito entre dez jovens brasileiros se encontram, há várias comunidades que têm como tema o uso de drogas sintéticas. Apenas sobre o Rivotril são 12, que reúnem mais de 500 usuários confessos.

FONTE: UERJ

Pesquisas feitas em São Paulo, em 2003, com universitários da USP e da UNESP, indicam que o consumo das drogas sintéticas e anfetaminas começa a crescer. Dos 2.837 alunos de graduação da USP, entrevistados pelo Grupo de Estudos de Álcool e Drogas do Hospital das Clínicas, 6,5% já usaram inalantes; 3,4% anfetaminas e ecstasy; e 2,3% tranqüilizantes.

Na Unesp, os números são parecidos: 4% já utilizaram anfetaminas; 3,4% medicamentos analgésicos, 1,8% calmantes. A Unesp também levantou o uso das drogas entre as áreas e descobriu que o uso de substâncias psicotrópicas é maior entre os estudantes da área biomédica, seguido pelos das áreas de humanidades e exatas.

Os alunos dos cursos diurnos são os que mais consomem drogas em comparação com os do noturno. Os cursos em tempo integral também apresentam um elevado consumo. A pesquisa da Unesp mostra também que as drogas, em geral, são mais consumidas pelos homens.
A exceção ocorre nos medicamentos para emagrecimento (anfetaminas) e os tranqüilizantes, preferidos pelas mulheres.

FONTE: UNESP

Drogas sintéticas são substâncias ou misturas de substâncias exclusivamente psicoativas produzidas através de meios químicos cujos principais componentes ativos não são encontrados na natureza.

A maioria das drogas sintéticas apresentam efeitos alucinógenos, podendo serem estimulantes ou depressores do sistema nervoso central (SNC).

As principais drogas sintéticas são:

Anfetamina: (“Bolinha” ou “arrebite”). Droga produzida desde 1927 como vasoconstrictor, com ação semelhante à cocaína. Muitas drogas sintéticas são derivadas de anfetaminas.

LSD 25 (Dietilamida de ácido lisérgico). Sintetizado em 1938, e usado como alucinógeno a partir da década de 1950.

Quetamina (Special-K): Anestésico de uso veterinário e humano na forma líquida ou cristal branco que é aspirado. Foi produzido nos anos à partir da década de 1960.
GHB (ácido gama-hidroxibutírico): É usado na forma de sal ou diluído em água ( conhecido como “ecstasy líquido” ). Inicialmente foi produzido como anestésico, e a partir da década de 1960 como droga alucinógena.

GLB ( Gama-butirolactona ). Derivado do GHB, utilizado com a mesma finalidade.

PCP ( Cloridrato de eniciclidina ). Pó branco cristalino solúvel em água que surgiu nos anos 70. É inalado, ingerido ou injetado
Cetamina. Droga anestésica derivada do PCP para uso veterinário e humano produzida em 1965, utilizado logo como alucinógeno.

DOB ( 2,5 dimetoxy-4-bromoanfetamina ). Conhecida desde 1967. É um derivado da anfetamina, podendo ser usado como base para a produção do ecstasy.

PMA ( Para-metoxianfetamina ) . Afetamina modificada.

PMMA ( Para-metoximetilanfetamina ). Anfetamina modificada produzida com o nome de “mitsubishi”
2-CB ( 4-bromo-2,5-dimetoxifenetilamina) . Conhecida como “nexus” tem efeito psicodélico semelhante ao LSD.

2-CT-7 ( 2,5-dimetoxi-4(n)-propiltiofenetilamina ) com efeito psicodélico semelhante ao LSD. O D-CB e o 2-CT-7 foram produzidos na década de 70.

MDMA ( Ecstasy , extase ) : Um derivado de anfetamina. Comprimido ingerido por via oral.O ecstasy foi sintetizado em 1912, e o seu uso como entorpecente iniciou-se na decada de 70 nos EUA.

4-MTA ( 4-metiltioanfetamina ) ( “flatliner” ) é uma anfetamina modificada produzida nos anos 70.

Ice. Uma anfetamina modificada. Um cristal branco semelhante ao gelo. Pode ser injetado, ingerido ou inalado. Surgiu nos anos 80.

Anabolizante: Versão sintética da testosterona. Comprimidos ou ampolas. Via oral ou intramuscular para aumentar a massa corporal.

MPTP (1-metil-4-fenil-1,2,3,6-tetrahidropiridina ) – Surgiu na decada de 80 provocando sintomas semelhantes ao mal de Parkinson.

Fonte Wikpedia

Nenhum comentário: