3.17.2009

Chás preto e verde ajudam a prevenir derrames


Quanto maior o consumo, maior a proteção contra acidentes vasculares cerebrais revelam os pesquisadores

Consumir pelo menos três xícaras de chá verde ou preto por dia pode reduzir significativamente o risco de ocorrer um derrame, segundo estudo da University of California. “O que observamos, foi uma consistência considerável no efeito da ingestão de chá”, avalia o bioquímico Lenore Arab. “Tomando três xícaras de chá verde ou preto por dia, o risco de sofrer um derrame (ou AVC), diminui 21%,” acrescenta Arab.

As descobertas resultaram de um trabalho abrangente revisando nove estudos observacionais sobre a relação entre derrames e o consumo de chá, que registraram um total de 4.378 derrames em cerca de 195 mil participantes avaliados. As análises mostraram uma relação proporcional entre o consumo de chá (Camellia sinensis) e a porcentagem de risco de derrame. Por exemplo, se tomando três xícaras por dia, o risco se reduz em 21%, tomando mais três xícaras, a redução supera os 21%.

Embora ainda não se saiba exatamente quais compostos são responsáveis por esse efeito, os pesquisadores acreditam que o antioxidante epigalocatequina galato ou o aminoácido teanina pode desempenhar um papel importante na proteção contra doenças coronarianas.

Apesar de serem necessários mais testes clínicos para confirmar os resultados, os autores estão animados com a descoberta, pois, segundo eles, há poucas formas de se reduzir o risco de derrame cerebral. “Se pudermos descobrir uma forma de prevenir a doença, ou as seqüelas, de forma simples e não-tóxica, já será um grande avanço”, avaliam os autores. O trabalho que descreve os resultados foi publicado no Journal of the American Heart Association, em fevereiro.


Cha e’ uma bebida feita atraves da infusao de folhas, brotos ou gravetos do arbusto de cha, Camellia sinensis, em agua quente por alguns minutos. O processo pode incluir oxidacao, aquecimento, secagem e adicao de outras ervas, flores, temperos e frutas. Os quatro tipos basicos de verdadeiro cha sao (em ordem do mais para o menos processado): cha preto, cha oolong, cha verde e cha branco. O termo “cha de ervas” geralmente refere-se a infusoes de frutas ou de ervas ( como rosehip, camomila, ou jiaogulan) que nao contem Camelia sinensis.


Cha Verde

Cha verde e’ um “verdadeiro” cha, significando que e’ feito somente com folhas de Camellia sinensis, que sofreu minima oxidacao durante o processo. Cha verde surgiu na China e foi associado com muitas culturas na Asia, do Japao ate’ ao Oriente Medio. Recentemente cha comecou a ser mais difundido no Ocidente, onde cha preto e’ tradicionalmente consumido. Muitas variedades de cha verde tem sido criadas em paises onde ele e’ cultivado que pode diferenciar substancialmente devido a condicoes variaveis de cultivo, processamento e tempo de colheita. Nas ultimas decadas cha verde comecou a ser sujeito a muitos estudos cientificos e medicos para determinar a extensao do seus longos supostos beneficios a saude, com algumas evidencias sugerindo que bebedores regulares de cha verde podem ter menores chances de doencas cadiacas e contrair certos tipos de cancer.


--------------------------------------------------------------------------------

Cha Amarelo

Cha amarelo geralmente implica um processo especial de cha similar ao cha verde, mas com uma fase de secagem mais lenta, onde as folhas umidas de cha sao permitidas descansar e amarelar. Este cha geralmente tem uma aparencia forte amarelo-esverdeada e um cheiro diferente de ambos cha branco e cha verde. O cheiro e’ `as vezes equivocado com o cha preto se o cha for misturado com outras ervas, mas similaridades em gosto podem ser associadas entre chas Amarelo, Verde e Branco. Ele pode, entretanto, tambem ser descrito como cha de alta qualidade servido em altas classes, embora isto pode ser aplicado a quaisquer formas de cha servidas em alta classe.


--------------------------------------------------------------------------------

Cha Branco

Cha branco e’ o cha manufaturado por um processo que usa relativo baixo calor . O estagio de formacao sofre um extenso periodo de clareamento, durante o qual reacoes enzimaticas progridem sob correta temperatura, umidade e fluxo de ar. A chave e’ pegar as folhas frescas para amadurecer apropriadamente com minima oxidacao. Cha branco geralmente contem brotos e folhas novas, que contem niveis mais baixos de cafeina que as folhas mais velhas, sugerindo que o conteudo de cafeina de alguns chas brancos podem ser ligeiramente mais baixos do que os de chas verdes.


--------------------------------------------------------------------------------

Cha Oolong

Oolong e’ um cha Chines tradicional que em oxidacao esta’ entre o cha verde e o cha preto. Com variacao de 10% a 70% de oxidacao. Oolong tem um gosto mais parecido com o cha verde do que o cha preto: ele falta o rosado, doce aroma do cha preto mas nao tem igualmente largas notas de grama vegetal que sao tipicos do cha verde. O melhor Oolong tem uma nuance no perfil do seu sabor. E’ comumente fermentado para ser forte, com o amargo deixando um doce e prazeroso sabor final.


--------------------------------------------------------------------------------

Cha Preto/Vermelho

Cha preto e’ mais oxidado que as variedades verde, Oolong e branco. Todas as quatro variedades sao feitas de folhas de Camellia sinensis. Cha preto e’ geralmente mais forte em sabor e contem mais cafeina que os chas menos oxidados. Em Chines e linguas culturalemente influenciadas pelo Chines, cha preto e’ conhecido como “cha vermelho”, talvez uma descricao mais correta da cor do liquido. O nome cha preto, entretanto, pode alternativamente referir-se `a cor das folhas oxidadas. Em Chines, “cha preto” e’ uma classificacao comumente usada para chas pos-fermentados, como o cha Pu-erh. Entretanto, no mundo Ocidental, “cha vermelho” mais comumente refere-se a rooibos, um tisane sulafricano. Enquanto cha verde geralmente perde seu sabor dentro de um ano, cha preto retem seu sabor por varios anos. Embora cha verde traga supostos beneficios `a saude, cha preto ainda conta com mais de noventa por cento de todos os chas vendidos no Ocidente. A expressao “cha preto” e’ tambem usada para descrever uma chicara de cha sem leite (“servido preto”), similar ao café servido sem leite ou crème. Nas nacoes da Comunidade Britanica, cha preto nao e’ comumente consumido preto, ja’ que adicionar leite e’ pratica comum.


--------------------------------------------------------------------------------

Chas Pos-fermentados

Chas pos-fermentados sao uma classe de chas que foi submetida a um periodo de “envelhecimento” ao ar livre, variando de varios meses a muitos anos. A exposicao do cha 'a microflora, umidade e oxigenio no ar causa uma maior oxidacao atraves da auto-oxidacao, fermentacao, e possivelmente alguma enzima oxidante reativada no cha. Isto altera o cheiro do cha e seu tipico gosto suave, tornando-o previamente adstringente ou amargo em um cha com prazeroso paladar e sabor final. Em Chines e Culturas Orientais influenciadas pela China, chas pos-fermentados sao referidos como cha escuro ou cha preto devido ao marrom escuro da infusao do liquido desta classe de chas. Isto nao deve ser confundido com o “cha preto”comumente referido na cultura Ocidental.

Fonte:Investex Australia
Ciencia Hoje

Nenhum comentário: