4.21.2009

Chocolate combate a pressão alta

Pesquisadores da Uerj pretendem mostrar benefício de uma substância presente no cacau. Voluntários estão sendo recrutados

Rio - Sabor e aroma agradáveis fazem do chocolate a sobremesa favorita de nove entre dez pessosas. Agora, pesquisadores do Laboratório de Fisiopatologia Clínica (Clinex) da Uerj tentam provar que a ingestão moderada da guloseima também é eficiente contra a pressão alta. O instituto está selecionando hipertensos que tenham entre 18 e 60 anos para participar de pesquisa.

O coordenador do Clinex, Antônio Felipe Sanjuliani explica que o cacau presente no doce contém antioxidadente chamado flavonóide, responsável pela dilatação dos vasos sanguíneos. Para os chocólatras, ele alerta: o consumo diário dos voluntários é de apenas 100 gramas, e a dieta é controlada para evitar sobrepeso e diabetes. A dose diária tem 600 calorias.

“Alimentos como uvas também têm flavonóides, mas optamos pelo chocolate por ser novidade. Usamos produtos com no mínimo 70% de cacau. Já estamos trabalhando com 25 voluntários há um mês”, disse. O resultado sai em outubro.

Durante a pesquisa, os voluntários ficarão um dia inteiro com a pressão monitorada por aparelho preso ao braço. Além disso, farão consultas semanais e terão a microcirculação medida por um aparelho israelense, único no Brasil.

“Os pacientes deverão comer quatro barras de chocolate de manhã e quatro à noite. Vamos medir a pressão e substâncias no sangue do paciente”, explica.

Para se candidatar, o paciente deve ter hipertensão leve, não usar remédios e estar com peso normal. Além disso, não pode ser fumante nem ingerir bebidas alcoólicas, e deve se comprometer a não consumir chocolate além do fornecido pelo Clinex. O cadastro é feito pelo telefone 2587-6836.

O Dia

Nenhum comentário: