4.24.2009

Amamentar reduz risco cardíaco


amamentar reduz risco cardíaco
Estudo americano conclui que quanto mais tempo o bebê consome o leite materno, há mais possibilidade de saúde para mãe e filho

Rio - Mulheres que amamentam correm menos risco de sofrer no futuro de problemas cardíacos, de acordo com um estudo divulgado nos Estados Unidos. O trabalho, que analisou 139.681 mulheres após a menopausa, indicou que o grupo que amamentou seus filhos por pelo menos um mês apresentou pressão arterial mais baixa, menor nível de colesterol e menor incidência de diabetes, conhecidos fatores de risco cardíaco, destaca um artigo publicado na edição de maio de “Obstetrics and Gynecology”.

“As mulheres que amamentaram durante mais de um ano tiveram uma redução de 10% em seu risco cardíaco”, afirmou Eleanor Bimla Schwartz, professora de Medicina da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, e principal autora do trabalho. “Quando maior o tempo de amamentação, melhor para a saúde da mãe e do filho", disse Schwartz.

Schwartz destacou que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre as mulheres. Mãe do menino Bernardo, de 10 meses, Maria Paula Leite da Rocha, 30 anos, não duvida dos benefícios da amamentação. “Antes do Bernardo nascer eu não imaginava que amamentar pudesse trazer uma sensação tão boa. É claro que amamentar faz bem ao coração. Além disso, diminui o risco da mulher ter câncer de mama”, lembra a tecnica em higiene dental.

Aos 28 anos, a enfermeira Christiane Souza amamenta o filho Miguel, 4 meses, a cada três horas. “Ele não precisa de água, chá nem nada. Até ele completar seis meses, meu leite será o suficiente para ele. É maravilhoso ver que meu filho está ganhando peso e que isso só depende de mim”, diz a moradora de Barra da Tijuca.

O estudo faz parte da iniciativa do governo federal americano, lançada em 1994, para investigar as doenças crônicas das mulheres.

Perda de peso mais rápida

Em menos de um mês, Christiane perdeu os 12 quilos que ganhou na gestação. Ela não fez ginástica ou dieta: apenas amamentou o filho. Segundo estudos, a produção de leite aumenta o metabolismo, fazendo com que a mulher tenha maior gasto calórico e perca peso.

Além disso, durante a amamentação ocorre a perda água que ficou acumulada no organismo. Outro benefício é que o hormônio oxitocina, produzido durante a amamentação, ajuda o útero a voltar ao tamanho normal, diminui a hemorragia comum após o parto e evita a anemia. Uma dica para quem tem dúvidas sobre amamentação é o grupo Amigas do Peito (www.amigasdopeito.org.br). Elas têm encontros mensais.

O Dia

Nenhum comentário: