7.09.2009

Entendendo a Depressão

A MANIFESTAÇÃO DEPENDE DO ESTÍMULO
"Artigos sobre depressão, obesidade, religiões e política costumam despertar reações extremas"

É interessante notar alguns fatos quando se escreve publicamente. Basta jogar a isca e os peixes aparecem. Até o momento em que os assuntos abordados são suaves e uma quase unanimidade no imaginário popular, tudo vai bem e elogios vêm aos montes – mas não estou em busca de elogios. Basta que assuntos delicados venham á tona e começam a sair da toca os que se sentem incomodados. Longe de ser algo ruim, essa manifestação de insatisfação, de discordância e até de agressividade - geralmente protagonizada por anônimos – é bem vinda.

Claro que há um limite quando se quer expressar uma não aceitação. Ela pode e deve ser feita com base em argumentos sólidos. Jamais deve ser algo que manche a política do bem conviver, mesmo que com contrários. O contraditório é essencial para qualquer crescimento.
As críticas podem e devem existir e não fazem mal algum, mesmo porque, quem está a recebê-las – no caso, eu – há muito deixou de se incomodar com isso. Confesso que até gosto de ver gente “baixando o sarrafo” no que escrevo.
Se não partir para o lado pessoal e não agredir os outros comentaristas, manifestar o que achar adequado e firmar posição é um direito adquirido. Posso até não concordar, mas aqui o direito de se manifestar é preservado e garantido.

Artigos sobre depressão, obesidade, religiões e política costumam despertar reações extremas. Às vezes tão extremas que anônimos e suas intenções escondidas se tornam transparentes e, não raro, até criam vários personagens virtuais – ou outros anônimos - para corroborarem com suas posições.
É a busca do apoio alheio quando o seu próprio lhe falta, mesmo que seja um alheio “café com leite”. E nesse fantástico jogo de apostas e blefes, colegas de profissão (só de profissão!), desafetos, incomodados e àqueles seres que discordam só pelo hábito adquirido, manifestam-se tão claramente que me dão um enorme prazer de vê-los por aqui – particularmente quando permanecem no anonimato, pois, basta jogar a isca que os peixes aparecem. De coração, fico grato!

Carlos Bayma

DEPRESSÃO NÃO É FRAQUEZA

"Antes de tudo, o portador de depressão precisa ficar consciente de que não é mais fraco que ninguém"

Há um enorme engano acerca das pessoas portadoras de depressão: é o de que elas são “fracas”, que têm uma personalidade frágil e que não demonstram força de vontade. Isso é um engano! Pessoas rudes, de pouca elaboração mental e afetiva não caem em depressão. Mas isso não faz delas pessoas mais evoluídas, mais harmônicas ou que expressem adequadamente seus aspectos afetivos e emocionais.

A utilização da força de vontade no confronto à depressão é inócua para a melhoria do quadro. Ao contrário, pode até recrudescê-lo se essas medidas de força forem tomadas em seu enfrentamento, pois gera um acumulado de frustrações e sensações de perda. Quem já experimentou uma crise depressiva sabe que de nada adianta aqueles “conselhos” (perfeitamente dispensáveis) que englobam as famigeradas frases: “Você precisa reagir”, “Saia de casa e vá se divertir” ou “O mundo é tão belo e você isolado em casa”.

Existe uma que considero terrível: “Tem tanta gente pior que você, mas que está sorrindo”. Para o depressivo, que está vivenciando os piores sentimentos, sensações e emoções, não há ninguém pior que ele. “Se o outro está sorrindo é porque deve estar melhor”, conclui o doente. Esse é ponto de vista do depressivo, pois é assim que intimamente se sente: uma das piores criaturas, senão a pior. Claro que isso não é verdade. Se os samaritanos de plantão quiserem realmente ajudar quem está em depressão, jamais façam comparação com outras pessoas ou insinuem que ele precisa reagir, pois foi justamente por passar a vida reagindo, e não agindo, que o sujeito está pra baixo.

Antes de tudo, o portador de depressão precisa ficar consciente de que não é mais fraco que ninguém. Sei que é difícil cogitar isso quando pouca coisa mais faz sentido, mas é assim que se dá o primeiro passo. Depois, cerque-se apenas de pessoas que realmente queiram vê-lo bem novamente e que saibam como fazer isso. Despreze todas as outras. Muitas vezes, estar junto ou emprestar um ouvido é o bastante. Funciona bem mais que aquelas malditas sugestões de quem se acha conhecedor de tudo e que tem soluções para qualquer dificuldade (menos para as dele).

De acordo com o grau de intensidade e o tempo de duração da depressão, pode ser necessário o uso de antidepressivos. É importante aceitar que o medicamento pode ajudar e que, naquele momento, deve ser encarado como um amigo, uma muleta, até que se recupere e possa seguir com as próprias pernas. O que não deve ser feito é passar a se apoiar indefinidamente no remédio e deixar de lado as questões que desencadearam o fenômeno depressivo. Se as origens não forem procuradas, examinadas e compreendidas, pouco se poderá fazer em benefício próprio, pois as causas continuarão à espreita e, na primeira oportunidade, voltarão e se manifestar (talvez mais intensamente), mesmo com o uso de antidepressivos.


Carlos Bayma


DEPRESSÃO: "AMIGA" OU "INIMIGA"?
"A depressão é como a dor: sem ela você não saberia que determinado órgão estaria funcionando mal e não tomaria as providências"


Hoje uma paciente me perguntou por que não conseguia derrotar depressão, embora lutasse com afinco contra ela. Percebi que há anos ela vinha sofrendo. Sei que depressão causa um mal estar terrível e limita a vida em todos os aspectos. A fragilidade emocional e o desânimo que fazem parte dela tiram o chão de quem quer dar passos adiante. É um distúrbio que incomoda a cada segundo e a vida apresenta uma sensação de que parou. Quem tem ou teve sabe do que falo.

É provável que o primeiro engano da paciente tenha sido o de colocar a depressão como inimiga e, para tal, lutar contra ela seja a única alternativa que se mostra. O problema maior dessa atitude – lutar contra – é que tudo aumenta quando confrontado. A luta contra a violência não abala nenhum pouco a estatística de crimes e agressões. Suspeito até que aumente. A luta contra a obesidade gera tanta ansiedade que o desejo de comer triplica. Se você considera que tem um inimigo em seu trabalho e parte para lutar contra ele, tenha a certeza de que ele ficará mais forte e será um inimigo bem mais atuante e preparado.

Assim acontece com a depressão. Mas, por quê? Por que quanto mais se luta contra a depressão, mas ela se agiganta?
Porque a depressão não é sua inimiga. Não é algo que veio de fora e que, por acaso, atingiu você. Não é algo que sua genética trouxe e transformou sua vida em um determinismo imutável.
A depressão não veio de fora, mas ela pode ser “contagiosa”, desde que dentro de você haja um terreno fértil para que ela se desenvolva. Pessoas que convivem com outras depressivas têm mais chance de desenvolver quadros depressivos, particularmente quando têm a autoestima comprometida. Não significa que isso será líquido e certo, mas contribui com um grau de importância considerável.

Então, proponho que você atente para este detalhe: a depressão não é sua inimiga! Trata-se de uma opinião particular, mas que venho observando com frequência quando encontro gente assim. Diria até que ela é sua amiga, pois está cumprindo o papel de informá-la que algo emocional vem fora dos trilhos há muito tempo.
É como a dor: sem ela você não saberia que determinado órgão estaria funcionando mal e não tomaria as providências necessárias para sanar a disfunção. Imagine-se com uma pneumonia, mas que não apresentasse tosse, escarro e febre.
Como você iria saber que seus pulmões estariam comprometidos por um ataque bacteriano maciço se nada lhe fosse avisado?

A depressão não se instala da noite para o dia. É um processo lento, gradual, insidioso.
Antes de ser identificada como depressão, vários outros sinais e alertas foram dados. Mas você os negligenciou porque aprendeu que a vida é cheia de sacrifícios. Pais, sacerdotes, amigos e professores disseram que a vida é uma luta, repleta de sacrifícios e você acreditou.
Como está vivendo em sacrifício, acha que isso é o normal (detesto essa palavra!) e, portanto, você estava dentro do normal. Que bomba relógio você cultivou por anos ou décadas, hein?

Como a depressão não surge agudamente, outros indícios de insatisfação foram mostrados ao longo dos anos: gripes e resfriados freqüentes, dores de cabeça, dores nas coluna, artrites, gastrites, infecções urinárias, asmas, alergias, furúnculos, manchas na pele, irritabilidade fácil, impaciência, surtos de agressividade, alterações do sono, dificuldade de concentração, distúrbios da menstruação, tensão pré-menstrual, aumento de peso, cansaço crônico, entre tantas outras coisas.
Tudo isso foi meio que relevado a um plano sem muita importância, atribuído a causas externas e que um antibiótico, um antiinflamatório, um analgésico, um tranqüilizante ou uma pomadinha seriam suficientes para a "cura". Que roubada! O corpo e a mente dando sinais iniciais de insatisfação, de desalinho emocional, mas você tratando exclusivamente das consequências.
.
Um dia, não mais nem menos que um dia, tudo isso eclode, rompe o ego e todas as camadas de vaidade, de arrogância, de orgulho e de autonegligência "descem ladeira abaixo" e você se vê em depressão: um alerta bem mais sério das coisas sérias que você varreu para debaixo do tapete, apelidando-as de causas externas, genéticas ou atribuindo ao puro acaso.


Carlos Bayma

Nenhum comentário: