9.22.2009

O que vem a ser Sustentabilidade


Com a recente discussão sobre preservação do meio ambiente x crescimento e desenvolvimento econômico, o tema sustentabilidade vem sendo cada vez mais difundido.


Será que é possível trabalhar para desenvolver a economia, onde o consumo por matéria-prima e energia cresce, sem prejudicar ainda mais o meio ambiente em que vivemos?


Como que os países mais pobres poderiam desenvolver-se nos moldes capitalistas e níveis de consumo atuais, sem que o planeta entre em colapso?


Cientistas, economistas e administradores por todo o mundo estudam formas de equalizar esta situação, mas certas empresas e governos, por iniciativa própria, passaram a desenvolver suas atividades de forma sustentável, pois em breve, a sustentabilidade será uma exigência do mercado.


Um empreendimento sustentável deve atender a 4 requisitos básicos:

1) Ser ecologicamente correto;
2) Ser economicamente viável;
3) Ser socialmente justo;
4) Ser culturalmente aceito.

Atualmente, como a sustentabilidade não é ainda um conceito plenamente difundido, é muito comum o embate entre, por exemplo, ser ecologicamente correto x ser economicamente viável.


Isso acontece, porque muitas vezes, ser ecologicamente correto tem custos maiores para o fabricante de um produto e, nós consumidores finais, preferimos comprar o produto de um concorrente qualquer que é mais barato, mas que não prática a sustentabilidade na sua atividade, sendo assim para o empreendedor o negócio sustentável torna-se economicamente inviável, pois ele vende menos e não consegue manter a sua empresa.


Há várias formas de amenizar esta concorrência “desleal”, como por exemplo, redução de impostos para empresas que trabalham de forma sustentável, o “selo verde” onde consumidores se certificam de que a empresa é ecologicamente correta, selo FSC etc, no entanto ainda temos muito para crescer, tanto na aplicação do conceito de sustentabilidade, como na difusão destes conceitos.

Outros Conceitos de Sustentabilidade

Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos.
Esse empreendimento tem de ser:

ecologicamente correcto;
economicamente viável;
socialmente justo; e
culturalmente aceito.
Um exemplo real de comunidades humanas que praticam a sustentabilidade em todos níveis são as ecovilas.

Definição
Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas". Isso é muito parecido com a filosofia dos nativos dos Estados Unidos, que diziam que os seus líderes deviam sempre considerar os efeitos das suas ações nos seus dependentes após sete gerações futuras.

O termo original foi "desenvolvimento sustentável," um termo adaptado pela Agenda 21, programa das Nações Unidas. Algumas pessoas hoje, referem-se ao termo "desenvolvimento sustentável" como um termo amplo pois implica desenvolvimento continuado, e insistem que ele deve ser reservado somente para as atividades de desenvolvimento. "Sustentabilidade", então, é hoje em dia usado como um termo amplo para todas as atividades humanas.

Na economia, crescimento sustentado refere-se a um ciclo de crescimento econômico real do valor da produção (descontada a inflação), sendo portanto relativamente constante e duradouro, assentado em bases consideradas estáveis e seguras.

Desenvolvimento econômico sustentável dito de outra maneira é aquele em que a renda real cresce pelo crescimento dos fatores produtivos reais da economia e não em termos nominais que seria um crescimento insustentável porque se estaria apenas jogando dinheiro na economia gerando uma riqueza momentânea que os agentes econômicos ao notarem que não há em contrapartida produção equivalente a esse ganho de renda artificial ajustam seus preços o que causa por sua vez inflação.

A Gestão Sustentável é uma capacidade para dirigir o curso de uma empresa, comunidade, ou país, por vias que valorizam, recuperam todas as formas de capital, humano, natural e financeiro de modo a gerar valor ao Stakeholders (LUCRO). A Gestão de processos deve ser vista sempre como um processo evolutivo de trabalho e gestão e não somente como um projecto com inicio, meio e fim. Se não for conduzida com esta visão, a tendência de se tornar um modismo dentro da empresa ou do país e logo ser esquecida ao sinal de um primeiro tropeço é grande. Muitos esforços e investimentos têm sido gastos sem o retorno espectável.

Se pensarmos que 10% de tudo o que é extraído do planeta pela industria (em peso) é que se torna produto útil e que o restante é resíduo, torna-se urgente uma Gestão Sustentável que nos leve a um consumo sustentável, é urgente minimizar a utilização de recursos naturais e materiais tóxicos. O Desenvolvimento Sustentável não é ambientalismo nem apenas ambiente, mas sim um processo de equilíbrio entre os objectos económicos, financeiros, ambientais e sociais.
Fonte:Wikipédia

Nenhum comentário: