11.28.2009

Hortelã tem efeito analgésico

Hortelã tem efeito analgésico tão bom quanto remédios, diz pesquisa
Ervas foram dadas a ratos em laboratório e agora vão ser testadas em seres humanos

Rio - Equipe britânica liderada pela pesquisadora brasileira Graciela Rocha comprovou cientificamente que a hortelã — utilizada popularmente no Brasil para tratar dores de cabeça e estômago, febre e gripe — tem propriedades analgésicas. A pesquisa mostrou que uma xícara de chá da erva Hyptis crenata, conhecida como hortelã-brava e salva-de-marajó, tem efeito parecido com o de medicamentos como aspirina, vendidos comercialmente. Os testes foram feitos com ratos.

Para reproduzir os efeitos do tratamento, foi feita uma pequisa no Brasil para descobrir de que forma o chá é preparado e a quantidade que deve ser consumida. De acordo com a equipe, o mais comum é ferver a folha seca da erva em água por 30 minutos e beber quando tiver esfriado.

MOLÉCULAS DE PLANTAS

Segundo Graciela, sua equipe, da Universidade de Newcastle, Inglaterra, pretende iniciar testes clínicos para descobrir a eficácia da erva em humanos e entender como a planta funciona. “Mais da metade de todos os remédios vendidos com receita são baseados em uma molécula que ocorre naturalmente em alguma planta. O que fizemos foi pegar uma planta usada para tratar a dor com segurança e provar cientificamente que ela funciona tão bem como alguns medicamentos”, revelou a brasileira.

A presidente da Chronic Pain Policy Coalition, órgão britânico especializado em combater a dor crônica, reconheceu a importância da pesquisa. “São necessários mais estudos para identificar a molécula envolvida, mas esta é uma pesquisa interessante sobre um possível novo analgésico”, disse Beverly Collett.

O trabalho foi publicado na revista científica ‘Acta Horticulturae’ e está sendo apresentado em Nova Déli, Índia.

O Dia

Nenhum comentário: