11.23.2009

Os segredos da boa alimentação



Cafezinho depois do almoço e jantar não é boa pedida. Pudins e derivados de leite após as refeições também devem ser evitados


Rio - Pouca gente sabe, mas espremer limão na panela ao invés de usar óleo para grelhar o frango ou o peixe evita o acúmulo de gordura no sangue. Já acrescentar aveia no preparo do arroz facilita a digestão. E ainda: beber suco de laranja batido com espinafre potencializa a absorção do ferro. Os conselhos podem parecer exóticos, mas nutricionistas garantem que estes e outros segredinhos ajudam a manter o organismo equilibrado e ainda previnem o aparecimento de doenças.

“Muita gente acha que o café faz mal. Na verdade, ele acelera o metabolismo e ajuda a preservar o fígado”, explica Valéria Barcellos, nutricionista da Lucatto, empresa de alimentação hospitalar.

Mas atenção! Nada de tomar cafezinho depois de almoçar ou jantar. A cafeína prejudica a absorção de nutrientes, como o ferro. A deficiência desse mineral pode causar anemia. Chá verde, mate e café devem ser tomados sozinhos ou acompanhados de pequenas refeições, como lanche da tarde. O mesmo acontece com o leite e seus derivados: devem ser evitados após as refeições.

“É um erro as mães darem Danoninho e sorvete de sobremesa aos filhos. Nosso organismo prefere o cálcio ao ferro. Ou seja, se a criança comeu brócolis no almoço e, na sobremesa, pudim de leite, colocou tudo a perder. O ideal para os pequenos é gelatina e frutas”, afirmar Barcellos.

Já as frutas cítricas, que são ricas em Vitamina C, contribuem na absorção do ferro e ainda ajudam a proteger o organismo de resfriados.

Segundo Valéria Barcellos, é importante consumir leite e derivados, como queijo, iogurte e manteiga, até 10h. Após isso, o ideal é evitar o alimento. “Claro que se for comer na casa de alguém e for estrogonofe, por exemplo, você não vai negar. Mas o ideal é compensar no dia seguinte com um prato de bife, salada e suco de laranja”, indica a nutricionista.

O consultor de Marketing Eduardo Canastra, 35 anos, foi obrigado a conhecer os segredos da boa alimentação. Ele aprendeu a comer corretamente há oito anos, depois de passar por uma cirurgia de redução de estômago. Emagreceu 60 quilos. “Quando almoço com outras pessoas, não fico apontando o que é certo ou errado no prato dos outros, só quando me perguntam”, conta.

A nutricionista Amanda Bibiano lembra que, antes de seguir receitas indicadas por conhecidos, o ideal é procurar um profissional apto a elaborar dieta específica para a sua necessidade.

“O que é bom para uns, pode não ser para outros. Quem sofre de doenças crônicas, como diabete e gastrite, por exemplo, deve se preocupar mais com a ingestão de certos tipos de alimentos que uma pessoa saudável não precisaria”, esclarece a nutricionista. “Café para quem tem gastrite, por exemplo, é ruim em qualquer hora”.

MITOS E VERDADES

CHÁ VERDE
Bom para digestão, mas não deve ser tomado após o almoço. O ideal é no meio da manhã ou depois de praticar atividades físicas, pois ajuda a eliminar as toxinas. Mate, chá preto e café também devem ser evitados após almoço e jantar.

GENGIBRE
Pode ser usado como uma espécie de chá, no combate às constipações (prisão de ventre), secreções do nariz e rouquidão. Basta ferver 2 fatias de raiz fresca de gengibre, durante 10 minutos. Pode-se adicionar mel para adoçar.

INGERIR LÍQUIDOS DURANTE AS REFEIÇÕES
O hábito não engorda, mas causa aumento do abdômen, ocupando o espaço da comida.

AZEITE
Ajuda a aumentar o colesterol bom, o HDL. Porém, não pode ser levado ao fogo, pois se transforma em gordura saturada.

TOMATE
Ajuda a combater o envelhecimento e doenças cardiovasculares. Mas evite as sementes.

LEGUMES
É melhor que sejam cozidos com a casca, para conservar as vitaminas. O ideal é usar o mínimo de água possível. Para aproveitar todas as vitaminas e proteínas, use essa água para preparar arroz, feijão, lentilha e macarrão.

FIBRAS
Substitua a massa branca pela integral. A fibra ajuda na digestão e é fonte de energia.

SUCOS DE FRUTAS RICOS EM VITAMINA C
Prefira beber combinando com vegetais folhosos escuros. O suco deve ser consumido logo que fica pronto, pois a vitamina C perde suas propriedades em contato com a luz e com o ar.


Clarissa Mello. O Dia

Nenhum comentário: