11.24.2009

A Importância do Sono





O sono é um estado de repouso periódico — geralmente de 8 horas — no qual há a suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária. Um período de repouso para o corpo e a mente em que a consciência está em inatividade parcial ou completa.

Durante esse período nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde. O sono fortalece o sistema imunológico, libera a secreção de hormônios — como o de crescimento e insulina — consolida a memória, deixa a pele mais bonita e saudável, além relaxar e descansar a musculatura.

Prejuízos à Saúde com a Falta do Sono
Afeta o equilíbrio, a atenção e a memória. Diminui o vigor físico. Envelhece a pele precocemente. Fica mais suscetível a infecções. Deixa o raciocínio mais lento. Causa sensação de olho pesado, sonolência e dor de cabeça. Deixa o organismo sujeito a doenças como obesidade, hipertensão e diabetes. Ocasiona dificuldade em adquirir conhecimentos. Altera o humor e causa irritabilidade. Deixa a aparência com ar de cansaço e causa olheiras. Dicas para Dormir Melhor
Pratique exercícios físicos regularmente, preferencialmente no fim da tarde. Invista em um colchão de qualidade e use travesseiros adequados. Durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso. As alterações de ruído, de luz e de temperatura podem atrapalhar o sono. Faça uma refeição leve antes de dormir: deixar o estômago vazio atrapalha o sono. Cuide com líquidos durante a noite, pois a necessidade de urinar irá interromper a sequência do seu sono. Tome um banho quentinho antes de dormir. Use óleos relaxantes e cremes: eles proporcionam sensação de bem-estar. Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário. Relaxe sua mente, livre-se dos pensamentos, preocupações e ansiedade. Evite álcool a noite, as substâncias da bebida podem afrouxar a estrutura da região da faringe, comprometendo a respiração causando ronco. Cuide com as substâncias estimulantes. Preste atenção no que ingere: chá, café, refrigerante e chocolate são bons exemplos de estimuladores que podem prejudicar o sono. Evite ingerir tranquilizantes, relaxantes e soníferos, pois eles podem criar hábitos indesejáveis para a conciliação do sono regular. Vá para a cama somente quando estiver com sono. Deixe a cama caso não consiga dormir logo. E retome atividades relaxantes em ambientes com pouca luminosidade até ter sono novamente. Controlar as horas no relógio ao se deitar também é prejudicial, pois aumenta a ansiedade. Medite. Já está provado que a meditação é uma técnica eficaz para reduzir a tensão, aumentar a criatividade e trazer profunda sensação de paz para os que a praticam. Meditar ajuda, de fato, a aprofundar o descanso. Quinze minutos por dia é o suficiente para obter resultados.

Beleza e Saúde

Nenhum comentário: