12.15.2009

Descoberto o gene do cabelo encaracolado



Cansada de usar produtos para deixar seus cabelos com lindos e maleáveis cachos? Pois se depender dos cientistas, seus problemas terminaram. Acaba de ser identificado o gene que define se a pessoa terá cabelos cacheados ou lisos.

A descoberta foi feita pelo Instituto de Pesquisa Médica de Queensland, na Austrália, e noticiada esta semana pelo respeitado jornal inglês Telegraph. A novidade deixou o mercado de produtos de beleza para cabelos em polvorosa. Blogs e fóruns discutem a possibilidade de uma pílula para cachear os cabelos.

A pesquisa, conduzida pelo cientista Nick Martin, comprovou que o gene “trichohyalina” é o responsável pelos cachinhos. Além de servir para saber se seu bebê recém-nascido vai ter cabelos lisos ou não, a descoberta terá utilidades menos fúteis, como ajudar em investigações policiais.

“Seremos capazes de refinar pesquisas de DNA em cenas de crimes, dizendo se o criminoso tinha cabelos lisos ou encaracolados. Já podemos identificar as cores dos olhos e da pele do criminoso, agora temos outra informação relevante para um resultado mais assertivo”, revelou o cientista na matéria.

A pesquisa foi feita em cinco mil gêmeos na Austrália, descendentes de europeus, por um período de mais de 30 anos. Chegou-se à conclusão de que 45% dessa população tem cabelo liso, 40% ondulado e 15% encaracolado. Os estudos também comprovaram que esse é um gene hereditário e a chance de uma mãe passá-lo para o filho é de 90%.

A descoberta mobiliza os grandes conglomerados de beleza, visto que tratamentos químicos para alisar e encaracolar os cabelos enchem as prateleiras de salões e farmácias do mundo inteiro. “Agora, poderemos desenvolver tratamentos para deixar os cabelos lisos ou encaracolados, em vez de aplicar técnicas diretamente nos fios”, confirmou o cientista, que, segundo a matéria do jornal inglês, já tem reuniões marcadas com uma grande empresa de cosméticos francesa, em janeiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito,isso é uma maravilha!

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Acho que vc meu(minha) amigo(a) não entendeu. Esta criança ai na imagem não é a mulher maravilha.
Ela so tem os cabelos encaracoladinhos . Sacou....