25 de fevereiro de 2010
A Anvisa pretende apresentar uma proposta de regulamentação dos nomes comerciais de medicamentos, na forma de consulta pública, para que a sociedade, Governo e empresas possam contribuir formalmente sobre o assunto.
Disciplinar a formação de nomes comerciais, inclusive no âmbito do conceito de ampliação de marca (umbrella branding), tem o objetivo de identificar, corrigir e mitigar situações de risco sanitário significativo para a população.
A possibilidade de que produtos farmacêuticos de uso humano com composição diferente tenham nomes semelhantes pode gerar erros tanto na prescrição como na dispensação de medicamentos, aumentando probabilidade de que ocorram reações adversas no paciente. Os produtos submetidos ao regime de vigilância sanitária, dentre os quais medicamentos, não podem ter nomes ou designações que induzam a erro, conforme art. 5º, Lei n. 6.360/1976. É vedada, ainda, a adoção de nome igual ou semelhantes para produtos de diferente composição, ainda que do mesmo fabricante, conforme § 1º deste artigo.
Empresas em vários setores, inclusive na indústria farmacêutica, comumente utilizam uma estratégia de marketing que consiste na adoção de uma denominação comum adotada para linhas ou “famílias” de produtos, acrescidos de um diferenciador para o produto específico. Tal prática é internacionalmente conhecida como “umbrella branding”.
Saiba mais sobre: "umbrella brand"
An umbrella brand is an overarching brand used across multiple related products. Uma marca guarda-chuva é uma marca global utilizada em vários produtos relacionados. Umbrella branding is also known as family branding . Branding Umbrella também é conhecida como a marca da família. It contrasts with individual product branding , in which each product in a portfolio is given a unique brand name and identity. Contrasta com cada produto da marca, em que cada produto em uma carteira é dado um nome de marca única e identidade.
There are often economies of scope associated with umbrella branding since multiple products can be efficiently promoted with a single advertisement or campaign. Há muitas economias de escopo associadas com guarda-chuva da marca desde vários produtos podem ser eficazmente promovido com um único anúncio ou campanha. Umbrella branding facilitates new product introductions by providing by evoking a familiar brand name, which can lead to trial purchase, product acceptance, or other advantages. Branding Umbrella facilita a introdução de novos produtos, fornecendo evocando uma marca conhecida, que pode levar à compra de julgamento, aceitação do produto, ou outras vantagens.
Umbrella branding may impose on the brand owner a greater burden to maintain consistent quality. Branding Umbrella pode impor ao proprietário da marca uma carga maior para manter a qualidade consistente. If the quality of one product in the brand family is compromised, it could impact on the reputation of all the others. Se a qualidade de um produto da família marca está comprometida, ela poderá ter impacto sobre a reputação de todos os outros. For this reason umbrella branding is generally limited to product lines that consist of products of similar quality. Por este motivo a marca guarda-chuva é geralmente limitada a linhas de produtos que consistem em produtos de qualidade similar.
Vikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário