Prevenir problemas de saúde, preservar o ambiente, manter o bem-estar e a qualidade de vida e, de quebra, não estressar no trânsito. Cenário ideal?
Não é à toa que a bicicleta ganha cada vez mais adeptos, seja para exercício, passeio ou transporte.
Bicicleta ganha cada vez mais adeptos que procuram cuidar da saúde
O fisiologista Paulo Zogaib, 51, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), defende que o uso regular da bicicleta traz muitos benefícios à saúde ou, como ele prefere dizer, “evita uma série de prejuízos”.
Bicicleta ganha cada vez mais adeptos que procuram cuidar da saúde
O fisiologista Paulo Zogaib, 51, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), defende que o uso regular da bicicleta traz muitos benefícios à saúde ou, como ele prefere dizer, “evita uma série de prejuízos”.
“O nosso corpo é feito para fazer atividade física e não para ficar parado.
Diferente é o sedentário, não quem faz exercícios”, afirma o médico.Segundo ele, andar de bicicleta reduz o colesterol a pressão arterial, ajuda a controlar o diabetes e diminui o risco de doenças coronarianas, além de contribuir para a redução da obesidade e fortalecer os músculos dos membros inferiores.
“A bicicleta é espetacular nesse aspecto, pois não traz lesões para o aparelho locomotor como a corrida.
É ela que sustenta o peso corporal”, afirma Zogaib.
Para o médico, não há grandes diferenças entre pedalar na rua e na bicicleta ergométrica. “O ciclismo é um exercício mais completo e dinâmico, que estimula outras alterações no organismo. Há diferenças de planos e velocidades. É diferente da carga fixa da ergométrica”, diz.
Como em qualquer esporte, a única restrição seria a sobrecarga.
Para o médico, não há grandes diferenças entre pedalar na rua e na bicicleta ergométrica. “O ciclismo é um exercício mais completo e dinâmico, que estimula outras alterações no organismo. Há diferenças de planos e velocidades. É diferente da carga fixa da ergométrica”, diz.
Como em qualquer esporte, a única restrição seria a sobrecarga.
Por isso, não é possível uma pessoa que nunca faz exercícios, de uma hora para outra, resolver ir todo dia para o trabalho de bicicleta.
“Andar numa rua movimentada é complicado e requer mais agilidade por causa dos carros. Se você pedala com muito sacrifício ou está exausto, o risco aumenta. A confiança é muito importante e a agilidade só se cria com a prática”, .
Bicicleta como Meio de Transporte
O norte-americano Bill Presada, 54, professor de inglês que vive no Brasil há 24 anos, resolveu driblar o trânsito de São Paulo pedalando. Ele optou pela bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho, numa multinacional. “O trânsito era muito caótico para andar de carro e o ônibus demorava muito. Além de ser um bom treino, andar de bicicleta ajuda na minha qualidade de vida”, conta Presada.
O norte-americano Bill Presada, 54, professor de inglês que vive no Brasil há 24 anos, resolveu driblar o trânsito de São Paulo pedalando. Ele optou pela bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho, numa multinacional. “O trânsito era muito caótico para andar de carro e o ônibus demorava muito. Além de ser um bom treino, andar de bicicleta ajuda na minha qualidade de vida”, conta Presada.
Com o paletó e a gravata na mochila, o professor pedalava 32 km –de Itapecerica da Serra até a avenida Paulista– para chegar ao trabalho. Segundo ele, o percurso durava cerca de uma hora –o mesmo tempo que ele levaria para chegar de automóvel.
“As pessoas sempre me perguntavam se eu não chegava exausto. A resposta é que, depois de fazer um exercício físico pela manhã, eu chegava muito mais relaxado e cheio de energia para trabalhar. É uma arma contra o estresse, não há a tensão de ter ficado parado no trânsito e qualquer desânimo é dissipado na terceira pedalada”, diz Presada.
“Você sente mais o ambiente e aprecia mais as coisas pequenas da vida. Há muito mais contato humano na bicicleta, mesmo numa cidade dominada pelo carro. E as pessoas correspondem à essa humanização. A bicicleta abre portas, tem uma magia”, diz Presada, que fundou em 1996 a Associação Bike Brasil, para incentivar o uso.
“As pessoas sempre me perguntavam se eu não chegava exausto. A resposta é que, depois de fazer um exercício físico pela manhã, eu chegava muito mais relaxado e cheio de energia para trabalhar. É uma arma contra o estresse, não há a tensão de ter ficado parado no trânsito e qualquer desânimo é dissipado na terceira pedalada”, diz Presada.
“Você sente mais o ambiente e aprecia mais as coisas pequenas da vida. Há muito mais contato humano na bicicleta, mesmo numa cidade dominada pelo carro. E as pessoas correspondem à essa humanização. A bicicleta abre portas, tem uma magia”, diz Presada, que fundou em 1996 a Associação Bike Brasil, para incentivar o uso.
Cuidados que se Deve Tomar
Não ande na contramão, nem sobre a calçada. Evite acidentes com pedestres
Use capacete, óculos (servem para proteger não só dos raios solares, mas de insetos e poeira) e luvas (são as mãos que tocam primeiro o chão)
Evite pedalar por avenidas, ruas e estradas com grande fluxo, onde circulem caminhões e ônibus
Seja mais visível. Para isso, use roupas claras ou coloridas. Faça uso de sinais de braço para dizer suas intenções aos motoristas
Fique atento com automóveis saindo ou entrando de garagens, veículos dando marcha a ré e pessoas distraídas cruzando a rua
O uso de buzina ou campainha é obrigatório
Pedale pelo bordo direito da via. Se precisar ultrapassar um veículo parado, olhe o trânsito atrás de você usando o retrovisor (também obrigatório), sinalize com o braço e após passar pelo veículo parado retorne imediatamente para o bordo direito da via
Cuidado com portas que se abrem de repente
Ao parar em um semáforo fechado, ocupe o centro da faixa, isto evita de você ficar espremido entre os automóveis e o meio-fio
Seja cortês e gentil no trânsito. Agradeça com gestos quando lhe cederem passagem ou lhe beneficiarem no trânsito
E se você já pretende começar a ensinar o seu filho a andar de bicicleta, dê uma olhada nessa técnica, que mostra como tirar as rodinhas da bicicleta aos poucos, evitando estressar a criança.
Não ande na contramão, nem sobre a calçada. Evite acidentes com pedestres
Use capacete, óculos (servem para proteger não só dos raios solares, mas de insetos e poeira) e luvas (são as mãos que tocam primeiro o chão)
Evite pedalar por avenidas, ruas e estradas com grande fluxo, onde circulem caminhões e ônibus
Seja mais visível. Para isso, use roupas claras ou coloridas. Faça uso de sinais de braço para dizer suas intenções aos motoristas
Fique atento com automóveis saindo ou entrando de garagens, veículos dando marcha a ré e pessoas distraídas cruzando a rua
O uso de buzina ou campainha é obrigatório
Pedale pelo bordo direito da via. Se precisar ultrapassar um veículo parado, olhe o trânsito atrás de você usando o retrovisor (também obrigatório), sinalize com o braço e após passar pelo veículo parado retorne imediatamente para o bordo direito da via
Cuidado com portas que se abrem de repente
Ao parar em um semáforo fechado, ocupe o centro da faixa, isto evita de você ficar espremido entre os automóveis e o meio-fio
Seja cortês e gentil no trânsito. Agradeça com gestos quando lhe cederem passagem ou lhe beneficiarem no trânsito
E se você já pretende começar a ensinar o seu filho a andar de bicicleta, dê uma olhada nessa técnica, que mostra como tirar as rodinhas da bicicleta aos poucos, evitando estressar a criança.
www.ramfit.com.br/.../2008/09/sedentarismo.jpg
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