7.24.2011

Botox: de poção mágica a veneno

Botox é aprovado até contra dor de cabeça mas uso inadequado afeta o corpo e a mente.


RIO - Dois meses após a esteticista inglesa Kerry Campbell perder a guarda de sua filha Britney, de 8 anos, por aplicar toxina botulínica na menina, para evitar rugas precoces para aumentar as chances da garota em concursos de beleza, novos estudos mostram que o mau uso desta substância é um perigo. Uma pesquisa americana diz que pessoas que recebem injeções da droga na face podem ter dificuldade para sorrir e compreender pensamentos e emoções. Hoje o fármaco - cuja marca mais conhecida é o Botox - deixou de ser exclusividade de dermatologistas e cirurgiões, e serve até para aliviar dor de cabeça e outros males, mas nem todos se beneficiam, alertam médicos.
No Brasil, o abuso de toxina botulínica contra rugas é ainda mais grave, facilitado pelas ofertas de tratamentos a preço de banana em site de compras coletivas, uma prática proibida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). E a Anvisa também é rigorosa em suas restrições, especificando o que pode ou não com relação ao produto, cujo nome vem da bactéria Clostridium botulinum.
E tem razão nisso. Estudo na revista científica "Social Psychological and Personality Science" diz que pés-de-galinha, linhas na testa e vincos entre sobrancelhas são essenciais na interpretação das emoções. Ao aplicar a toxina, o médico paralisa a musculatura facial, reduzindo essas marcas, o que dificultaria a empatia. As pessoas decifram as emoções alheias imitando involuntariamente as expressões umas das outras e, com a toxina, não conseguem isso.
A cirurgiã plástica Wanda Elizabeth Massière, da câmara técnica de produtos e procedimentos estéticos do CFM, reforçar que é preciso evitar os abusos, até porque há estudos inconclusivos sobre a toxina.
- O efeito desaparece em meses. Sabemos que as pessoas não desenvolvem resistência ao produto, mas precisamos investigar seu raio de ação - diz Wanda, que juntamente com outros médicos faz um estudo clínico com 60 pacientes para verificar isto, e os dados poderão ajudar a melhorar o tratamento e torná-lo mais seguro.
O globo
Marinho (amarinho@oglobo.com.br)

As marcas de expressão aparecem na face em forma de sulcos ou de rugas. São provocadas pela ação dos músculos de expressão. O uso desses músculos varia de uma pessoa para outra. O que acontece ao longo do tempo é que o músculo, por ser contraído repetidas vezes, fica hipertrofiado e com a tonicidade aumentada (tônus é o grau de contração que persiste mesmo quando o músculo está em repouso). Tudo acontece como se o músculo de determinada expressão houvesse sido submetido a um programa de musculação. A hipertrofia forma sulcos e rugas que assumem uma forma muito marcada no momento da expressão, que permanecem, um pouco menos marcadas, quando o músculo já não está sendo contraído. Esses sulcos e rugas permanecem justamente pelo efeito da hipertrofia e do tônus musculares. Com o passar do tempo, a pele se quebra e as rugas ficam ainda mais acentuadas e marcadas. A ação da luz solar, por sua vez, provoca o fotoenvelhecimento e retira a elasticidade da pele.
A toxina botulínica, substância produzida pela bactéria clostridium botulinum, não faz nenhum mal, quando usada em pequenas doses, e pode contornar aspectos do envelhecimento facial. A dose usada para fins estéticos é de 25 a 50 unidades, e a que faz mal ao ser humano é de 3.000 unidades. A pequena quantidade usada para fins estéticos promove os efeitos sem perigos para a saúde.
As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos "pés de galinha" podem ser tratados com a aplicação da toxina. Outras áreas também podem ser tratadas. A técnica consiste em se injetar a substância no músculo cuja hipertrofia e tônus provoca o aparecimento das rugas. Assim se obtém uma paralisia temporária (obviamente, de músculos desnecessários); desaparecem as rugas mais leves e atenuam-se as mais profundas.
A toxina é aplicável com eficiência em todas as partes do rosto e pode ser utilizada no tratamento de hiperidrose palmar e axilar.
A paralisia muscular causada pela toxina botulínica acontece por, no máximo, três dias. O retoque acontece no 20º dia, caso exista alguma assimetria, o que é raro.

TOXINA BOTULÍNICA-BOTOX- AGORA TRAZ RESULTADOS MAIS NATURAIS

Novos produtos tornam procedimentos estéticos mais eficientes


 Novidades como aplicar e distribuir o Botox no rosto para que o resultado seja mais natural. O Botox (ou a Toxina Botulínica) é um produto usado para paralisar os músculos que estão muito ativos e que causam as rugas de expressão. Muita gente acha que Botox é para preencher lábios, o preenchimento de lábios e rugas profundas é feito com outra família de produtos, os chamados preenchedores ou fillers como o Ác. Hialurônico e o PMA. 

Sobre a Toxina Botulínica, esta é usada na testa, ao redor dos olhos, no canto de boca e também no pescoço. Esta frase por si só já contém uma novidade, pois muitos acham que só se usa na testa e nos pés-de galinha ao redor dos olhos. A Academia Americana de Dermatologia publicou um trabalho muito interessante com a utilização da Toxina para levantar o canto da boca e também a aplicação superficial no pescoço para relaxar e esconder a papada. É claro que nem todos os pacientes são candidatos a esta aplicação diferenciada, o ideal é se informar com seu médico. Este deverá estar atento às evoluções da Medicina e da Cirurgia Plástica.

Resultado mais natural
A aplicação na testa mudou tanto do ponto de vista da quantidade, menor hoje em dia, quanto da distribuição dos pontos de aplicação. Isto evita um resultado artificial, com uma testa muito paralisada que não consegue expressar sentimentos e que, pior, torna evidente que a pessoa fez Botox. Este novo padrão de aplicação permite um relaxamento da área mais enrugada (cenho) e também uma discreta elevação das sobrancelhas, sem contudo deixar um rosto  "malvado" ou seja, com elevação exagerada dos supercílios. 
Em relação à região em volta dos olhos, temos uma aplicação mais definida, ou seja, uma quantidade menor de pontos (o que diminui o desconforto das múltiplas injeções) e também uma transição para a área não injetada. O objetivo é, de novo, deixar uma expressão mais suave, sem o rótulo de que a pessoa fez Botox. Aliás, é minha crença de que toda a Cirurgia Plástica deve seguir estes princípios, ou seja proporcionar juventude e recuperação do corpo sem deixar transparecer de que foi feita uma cirurgia.
A mensagem é que os produtos estão cada vez mais personalizados, ou seja, têm características que os tornam idéias para tal ou tal tipo de preenchimento ou bioplastia. Ácido Hialurôncio contendo anestesia para diminuir o incômodo do procedimento, materiais mais duradouros e também o aparecimento de produtos mais seguros para aplicação nas mais diversas camadas (logo abaixo da pele, perto do osso, etc.). 

Compostos com nomes difíceis como Poligalactina ou Hidroxiapatita estão sendo retirados dos domínios da Ortopedia e da Cirurgia Maxilofacial e estão sendo usados com segurança em cirurgia plástica. Como vocês podem ver, a Cirurgia Plástica está sempre trazendo novidades, mas é somente comparecendo ao seu cirurgião que você poderá tomar conhecimento destas novidades.  














Nenhum comentário: