7.24.2011

Você sabia que seu corpo reflete a maneira como você se vê e vê a vida?

 Se você for uma pessoa calma, bem-humorada e otimista, seu corpo será saudável e jovial e chegará assim a uma idade bem avançada. Mas se você for pelo lado oposto, não valorizar o corpo nem se conscientizar do que ele precisa para manter um bom desempenho, pagará caro por essa omissão.

Quem afirma isso é o Dr. Deepak Chopra, psiquiatra, em seu livro ‘Corpo sem idade — Mente sem fronteiras’. Ele relata várias pesquisas que comprovaram essa realidade e vai além, analisando o envelhecimento através da física quântica. Espiritualista, ele afirma que nesse processo de transformação da matéria, só o espírito é real e tem o poder de criar, manipular e controlar as formas.

O espírito, apesar de estar ligado a um corpo materialmente cansado, pode sentir-se jovial, participar da vida, acreditar no futuro. O que prova que ele não envelhece. Ao contrário, aprende, amadurece, evolui.

Apesar do envelhecimento ser uma condição natural, o andamento e a qualidade desse processo vão ocorrer conforme você se posiciona. Se deseja amadurecer bem, precisa reconhecer que o envelhecer do seu corpo físico é natural, mas também que você pode auxiliá-lo a viver bem essa fase da vida.

O corpo possui uma inteligência própria e se você ligar-se a ele com o propósito que apoiá-lo acontecerá uma troca energética capaz de manter o seu equilíbrio e o seu bem-estar. Todas as noites, ao se deitar, habitue-se a sentir o corpo e a lhe perguntar o que ele precisa. Se sentir uma sensação desconfortável, tome consciência do lugar. Apenas isso. Esse hábito facilitará seu diálogo com o corpo e fará você tomar decisões que lhe trarão mais saúde e equilíbrio.

Sendo seu espírito o comandante do corpo, as energias dos pensamentos aos quais você dá importância (importar-se é absorver) envolvem seu físico e provocam sensações, conforme o teor. A depressão tira suas energias vitais; a raiva queima os nervos periféricos e provoca dores musculares, o medo corta a ousadia e paralisa, a descrença impede o entusiasmo, a crítica envenena os rins, a maldade atrofia consciência, a violência obscurece o raciocínio.

Há pessoas que agem assim e estão saudáveis. É que elas são ainda muito primitivas e a vida só vai ensiná-las a tornarem-se mais responsáveis quando puderem aproveitar os ensinamentos. Mas é bom afastar-se delas. Pense nisso, você que deseja recuperar sua saúde, seu equilíbrio mental, físico e espiritual. Reaja, questione, estude, procure mais conhecimento e a vida responderá proporcionando-lhe mais saúde, equilíbrio e paz.
Zibia Gasparetto

Nenhum comentário: