7.26.2011

SUCO DE TOMATE PREVINE A OSTEOPOROSE

Suco de tomate previne a osteoporose

Confira o resultado surpreendente de uma pesquisa!

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Toronto, no Canadá, revelou que tomar dois copos de suco de tomate por dia ajuda a prevenir a osteoporose. O diferencial da bebida é o licopeno, já considerado eficiente na prevenção de outras doenças, como o câncer de próstata e aquelas relacionadas ao coração.

Para chegar a tal conclusão, os cientistas pediram a 60 mulheres entre os 50 e 60 anos, que estavam na menopausa, para cortarem todo o tomate de suas dietas por um mês. O novo hábito alimentar aumentou em todas elas os níveis de um composto que é normalmente liberado pelo corpo quando ossos são quebrados, o N-telopeptídeo.

Na etapa seguinte do estudo, que durou quatro meses, algumas dessas mulheres tomaram duas doses diárias de suco de tomate contendo 15 mg de licopeno, outras, uma versão com 35mg, um terceiro grupo, cápsulas da substância e as últimas receberam pílulas de efeito placebo.

O resultado foi taxativo: as que ingeriram qualquer das substâncias com licopeno tiveram seus níveis de N-telopeptídeo consideravelmente reduzidos. Mas o benefício não foi estendido àquelas que tomavam as pílulas de farinha.

Para a felicidade de todos, a praticidade pode ser uma aliada no combate a osteoporose. Os pesquisadores garantem que o suco de tomate encontrado em supermercados ajuda tanto no fortalecimento de ossos frágeis quanto o usado no estudo. Vale à pena investir no produto!

Nenhum comentário: