7.24.2011

DICAS PARA GUARDAR AS ROUPAS DE INVERNO

Dicas para guardar as roupas de inverno

A organização correta te ajuda a conservar as roupas por mais tempo!

Apesar de os dias frios darem o ar da graça de vez em quando, o inverno já acabou faz um tempinho. Com isso, não é só o clima que sofre uma transformação, o guarda-roupa também! Com a proximidade do verão, ele ganha mais cores e modelos. Mas aí, na hora da arrumação, sempre fica a dúvida: o que fazer com os casacos pesados, cachecóis, botas e outras peças típicas do frio?

Saiba como guardá-las sem que ocupem muito espaço nem adquiram manchas ou fiquem com cheiro de mofo. Preste atenção nessas dicas:

1- A primeira coisa a ser feita é a lavagem das roupas. Se elas forem guardadas sujas, podem atrair traças, ficar manchadas e com odor desagradável. Apenas depois de limpas as peças estarão prontas para serem armazenadas.

2- Durante a limpeza é importante ter cuidados especiais com alguns tipos de tecido. Lã e linha, por exemplo, não podem ser penduradas no varal, porque podem ficar deformadas.

3- As roupas de lã devem ser lavadas separadamente, em água fria, sem centrifugação e colocadas para secar na posição horizontal, como em uma grelha, de maneira que recebam ventilação por cima e por baixo.

4- Não exagere na quantidade de sabão e amaciante, pois o excesso desses produtos danifica as fibras.

5- Casacos de couro e náilon acolchoados não devem ser lavados em casa. O ideal é que você procure um profissional habilitado.

6- Blusas de lã, edredons e cobertores devem ser embalados a vácuo. Essas embalagens reduzem o volume, tornando o guarda-roupa mais espaçoso e ainda preservam o cheirinho de limpeza.

7- Deixe suas peças longe dos sacos plásticos. Eles impedem que a roupa respire, o que ocasiona mofo, bolor, manchas e cheiros desagradáveis.

8- Quanto aos casacos, o ideal é que sejam guardados pendurados e em embalagens a vácuo desenvolvidas especialmente para este tipo de roupa. Além de preservar ainda mais a peça, também evita que os casacos ocupem muito espaço. Cuidado com as dobras porque elas podem se tornar marcas permanentes.

9- As jaquetas de couro fogem à regra das embalagens a vácuo. O melhor a fazer, nesses casos, é armazenar as jaquetas em embalagens de TNT (Tecido Não Tecido).

10- Por fim, chega a hora de guardar os sapatos. Assim como na arrumação das roupas, o primeiro passo é a limpeza. Tire toda a sujeira das solas e engraxe as botas. Depois guarde tudo em sacos de TNT ou em caixas que tenham furos nas duas extremidades. Essas aberturas garantirão que o calçado receba ventilação, evitando machas, odores ruins, mofo ou bolor. Netes casos, os sacos plásticos também devem ser evitados.

Depois de toda essa arrumação, é só curtir o verão. E se um friozinho chegar de repente, tudo vai estar limpinho e pronto para ser usado!

Nenhum comentário: