7.30.2011

ESTOU GRÁVIDA! E AGORA?

Estou grávida! E agora?

Especialistas fala sobre a importância da mão cuidar de sua saúde.

A gravidez é um dos momentos mais especiais da vida de uma mulher. Por isso, o dia 15 de agosto é todinho dedicado a elas, pois é o Dia da Gestante. O que muitas grávidas esquecem é que tão importante quanto a saúde do seu bebê é a saúde delas. Por isso, a futura mamãe precisa estar atenta aos cuidados com seu estado nutricional e com a beleza, sempre preservando a saúde do bebê.

Desde a confirmação da gravidez, a mãe deve iniciar as consultas com um especialista em obstetrícia, que irá avaliar preventivamente a condição do bebê e verificar a saúde da mãe. Os exames de rotina recomendados a cada trimestre gestacional contemplam análises do sangue, ultrassom, curva glicêmica, entre outros.

“Nesta fase, a futura mamãe também precisa manter uma boa alimentação, assim o bebê poderá receber todos os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento, e a mulher terá uma gravidez sem a ocorrência de anemias, hemorragias e diabetes gestacional. É importante ressaltar que o censo comum de que é necessário “comer por dois”, é equivocado, pois nesta fase a alimentação precisa ter mais qualidade do que quantidade” afirma o ginecologista e obstetra Guilherme Loureiro Fernandes.

E quando o assunto é o ganho dos temíveis quilos extras, o médico é taxativo. “O peso ideal de uma grávida oscila entre nove e doze quilos considerando toda a gestação, ou seja, cerca de 1,5 a 2 quilos por mês a partir da 16ª semana. Desta forma, é importante a restrição ao consumo de alimentos calóricos, como refrigerantes, balas e doces industrializados”.

Para uma melhor digestão, recomenda-se a divisão das refeições em seis a oito vezes ao dia, preparadas com ingredientes que são fontes de proteínas, ferro, cálcio e ácido fólico, preferencialmente com um baixo teor de gordura. “Alguns alimentos que trazem estes benefícios são a carne vermelha que possui proteínas e ferro, os laticínios em geral que contêm cálcio e os vegetais verdes escuros, cereais, leguminosas e ovos, que são ricos em ácido fólico”, destaca o especialista.

É comum que o médico prescreva suplementos polivitamínicos/poliminerais para suprir as atividades fisiológicas que surgem com a gravidez, período em que ocorre um aumento das necessidades nutricionais diárias. Para uma maior eficiência, o suplemento precisa ter nutrientes como sais minerais, oligoelementos e vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C, D, E, niacina, ácido fólico, cálcio, ferro e zinco.
“A gestante que recebe prescrição de suplementos polivitamínicos pode continuar o uso durante a amamentação. Mesmo em lactantes saudáveis, que se alimentam adequadamente, a deficiência de vitaminas e sais minerais pode ocorrer, por isso, a suplementação é indicada”,
Sua Dieta

Nenhum comentário: