7.15.2012

Franquias individuais

 Invista a partir de R$ 5 mil

LUCIELE VELLUTO
Baixar os custos de um ponto comercial, diminuir os gastos fixos com luz e água, não ficar mais preso a um espaço e empreender sem esperar que o consumidor venha até a empresa. A nova modalidade de franquia móvel inverteu essa lógica e agora são os produtos e serviços que vão até os seus clientes.
O mercado de franquias pegou carona em um modelo já bastante usado pelo comércio com os vendedores porta a porta: colocou as lojas sobre rodas e agora oferece oportunidades de negócios de baixo custo, a partir de R$ 5 mil, para quem deseja empreender.
“Para a formatação de franchising é uma novidade, mas não sabemos dizer se é uma tendência, pois ainda é muito recente. Porém, é um modelo que apresenta vantagens, inclusive, pelo cenário que vivemos. Com o crescimento do mercado imobiliário, estamos com escassez de pontos comerciais e, quando há, o preço é muito elevado”, comenta Maria Cristina Franco, vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Uma das empresas do setor de franquias que apostam nesse modelo é o Shopping das Franquias, que colocou neste ano no mercado três franquias móveis: a cafeteria Tostare Café, a temakeria Click Sushi e escola de culinária para crianças Mini Chefs.
“Além dos pontos comerciais estarem cada vez mais caros, o empreendedor ainda gasta com adequação do ponto, reformas, contratações de pessoal e tudo mais. No caso da franquia móvel, o investimento é menor, com início da atividade mais rápido do que para um ponto fixo”, explica Luis Renato Bischoff, diretor da Shopping das Franquias.
O conceito das franquias móveis é ser um home service e não um vendedor ambulante comum. “Ele não vai ficar parado na rua, no meio fio. Vai atender diretamente a locais específicos, como festas, eventos, comércio, entre outros”, explica Bischoff.
Para atuar no setor, o diretor das franquias explica que o franqueado precisa ter um perfil específico, muito próximo de um vendedor autônomo. Como é preciso ir atrás dos clientes, o empreendedor precisará criar uma agenda de empresas e clientes que possa atender, ter veículo próprio e vender o seu serviço e produtos.
Um dos franqueados interessados nesse modelo foi Eduardo Mendes Cirino, que queria montar uma cafeteria e optou pelo modelo móvel por causa dos custos menores. “O ponto físico é muito caro. Tem aluguel, decoração.”
Como é o único da capital, Cirino tem diversificado seus clientes e já conseguiu atender concessionária de veículos, plantão de vendas de imóveis e até evento esportivo. “Era uma corrida, e os meus clientes eram os familiares que acompanhavam os atletas. Foi uma boa experiência”, diz ele, que trabalha sozinho no utilitário adaptado e leva um ajudante quando os eventos são maiores.
Para Cirino, a vantagem está na flexibilidade do horário de trabalho. “Atendo durante a manhã, alguns pontos depois do almoço e final de tarde. Nos intervalos corro atrás de novos clientes e eventos. E descanso às segundas-feiras”, conta. Na área de prestação de serviços, o Grupo MultiFranquias desenvolveu dois empreendimentos para quem quer investir: o centro de estética automotiva delivery Auto Spa Express e o serviço de depilação a laser Light Depil.
Para essas duas franquias móveis, não há nem o formato de veículo. Para o Auto Spa, há franqueados que usam motos e até bicicletas elétricas para atender clientes. No caso do Light Depil, o aparelho cabe numa mala, o que permite ao franqueado se deslocar para atendimento como preferir.
O centro de estética automotiva delivery embarcou na tendência de sustentabilidade, segundo a gerente de franquias Daniella Donadelli. “Com a lavagem a seco, o gasto com água é reduzido de 300 litros para 250 ml. É algo que tem crescido muito. Em Brasília, por exemplo, não vai ter mais lava-rápido convencional, o que tem aumentado os nosso negócios”, diz.
Os negócios do Grupo MultiFranquias são microfranquias de baixo custo de investimento voltadas para Microempreendedores Individuais (MEI).

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