7.16.2012

Gastronomia

Receita para uma cidade ainda mais gostosa

Segunda edição do Rio Gastronomia terá cerca de 500 restaurantes, aulas com grandes chefs, shows e outras atrações deliciosas


Parte dos chefs que participarão do Rio Gastronomia 2012 no Jockey Clube da Gávea, onde será realizado o circuito gastronômico
Foto: Rafael Moraes
Parte dos chefs que participarão do Rio Gastronomia 2012 no Jockey Clube da Gávea, onde será realizado o circuito gastronômico Rafael Moraes
RIO - O Rio de Janeiro, todo mundo sabe, é uma delícia. Mas, durante 11 dias, fica ainda melhor. E a receita é simples: uma cidade bonita, bons restaurantes com cardápios especiais, aulas com grandes mestres, degustação de quitutes de todo o Brasil e eventos de música, cinema e literatura para dar uma pitada mais cultural. Tudo junto no mesmo caldeirão. Essa mistura boa marca a segunda edição do Rio Gastronomia, o mais completo acontecimento do gênero no país, uma realização do GLOBO com apresentação da Riotur, apoio do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio) e patrocínio de Bohemia, Nextel, Sedex, Sebrae e CEG.
A grande “entrada” para esse verdadeiro banquete que se estenderá por toda a cidade será a entrega do Prêmio Rio Show de Gastronomia, no dia 16 de agosto, numa superfesta para convidados no Jockey Club Brasileiro, na Gávea. Com votos de um júri especializado e dos leitores que participaram pelo site do Rio Show (rioshow.com.br), foram escolhidos os melhores restaurantes e bares cariocas, num total de 30 categorias.
— O Prêmio Rio Show de Gastronomia chega à 10ª edição reconhecendo talentos que contribuem para que a gastronomia seja, cada vez mais, uma vocação da cidade. A premiação abre as portas para o Rio Gastronomia, um evento do qual O GLOBO também muito se orgulha e que já entrou para o calendário da cidade — afirma Sandra Sanches, diretora-executiva do GLOBO.
No dia seguinte à entrega do Prêmio Rio Show, circula com O GLOBO uma revista especial com tudo sobre os vencedores, além de uma seleção recorde de 500 bares e restaurantes. O guia também trará o serviço das cerca de 500 casas que participam do Roteiro Gastronômico e que, a partir do dia 16, irão oferecer menus especiais — com entrada, prato principal e sobremesa — a preços competitivos.
Durante três dias (de 17 a 19 de agosto), o Jockey abrigará o Circuito Rio Gastronomia, com aulas comandadas por chefs renomados. Quer uma provinha? Roberta Sudbrack estará lá. Sua xará Roberta Ciasca, também. E mais o francês Domenique Guerin, o italiano Luciano Boseggia, o alemão Joachim Koerper... Com vagas limitadas, as inscrições serão feitas por telefone, em data ainda a ser divulgada. Mas todos podem tirar uma casquinha das outras atrações na área de convivência, que terá quiosques de restaurantes bacanas e shows. Tudo de graça.
A programação cultural do Rio Gastronomia, aliás, está farta. Há opções de música, literatura e cinema. Seis dos principais polos gastronômicos da cidade vão receber palcos com shows gratuitos de Canastra, Érika Martins, Pedro Miranda, Julia Bosco e Ana Ratto. Uma novidade é o Cinema com Gosto, que exibirá, na Casa de Cultura Laura Alvim, filmes ligados à gastronomia, com direito a degustação no final. Já no Sabor Literário (outra estreia da programação), o leitor terá a oportunidade de bater papo com autores de livros sobre o tema, como o chef Claude Troisgros, que lançou “As melhores receitas do Que Marravilha”.
Um dos carros-chefes da edição de 2011, a Cozinha Show está de volta. Montada sobre um caminhão especial que faz paradas estratégicas em vários pontos do Rio para aulas públicas com chefs tarimbados, este ano, também irá ao interior do estado, com visitas a Búzios e Itaipava.
O evento pode ser só no estado do Rio, mas os sabores do Brasil estarão espalhados pela cidade em quiosques onde os Eco-Chefs irão preparar pratos de todas as regiões do país, a preços populares. Os Eco-chefs também participam da Merenda com os Chefs, em que ensinarão cozinheiras de escolas públicas a preparar receitas mais nutritivas e saborosas.
E como tudo acaba em samba, o concurso que elegeu a Feijoada Nota 10 das escolas do Grupo Especial está de volta. Seis agremiações serão avaliadas nos seguintes quesitos: serviço, clima e, claro, sabor. A premiação será numa festa na Cidade do Samba, com show de Diogo Nogueira — sim, os leitores também poderão concorrer a convites.
Como a cultura do Rio está muito ligada aos bares da cidade, O GLOBO também edita, pela segunda vez, o “Guia de Botequins”, uma publicação bilingue que será distribuída gratuitamente em hotéis, albergues e aeroportos.
E como para tudo isso funcionar é preciso ter uma equipe afinada, uma das atividades do Rio Gastronomia é dedicada à profissionalização e à qualificação do setor. Cada restaurante inscrito pode indicar até dois funcionários para cursos do SindRio.
— Capacitação é fundamental, e o SindRio trabalha na qualificação do setor. Já o Rio Gastronomia eleva a gastronomia do Rio a outro patamar — crê Pedro de Lamare, presidente do SindRio. — Temos restaurantes incríveis e uma cultura de bares. O evento junta o Rio e faz com que a cidade pulse gastronomia.
Veja Também:


Nenhum comentário: