Rio -  Manter o rosto limpo pode causar danos à pele do homem. O dermatologista americano Jeffrey Benabio, por exemplo, compara o ato de fazer a barba a esfoliar a pele. Segundo ele, se o processo for todos os dias, há riscos de inflamações, foliculite e ressecamento da pele.
A dermatologista da Clínica Dermodente e integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia Aline Santiago concorda. “A lâmina não corta só o pelo; ela atinge a pele também. Fazer a barba todo os dias acaba aniquilando a derme”, garante a médica.
Foto: Arte: O Dia
Arte: O Dia
Para a dermatologista Luciana Labouriau, o maior problema é o uso repetido da lâmina. “As pessoas usam várias vezes a mesma gilete, o que prejudica mais a derme. A capacidade de corte do aparelho diminui, e o atrito com o rosto aumenta”, afirma.
Luciana explica que hidratar corretamente o rosto ameniza os problemas. Fazer a barba com água quente também alivia os problemas na pele. “Usar uma boa loção pós-barba ou sabonete específico ajuda a reduzir os danos. Um aparelho de barbear elétrico também causa menos dano”, diz a dermatologista.
Para evitar as lesões, a pele deve descansar dois dias. “Pelo menos um intervalo de um dia é necessário. Na melhor das hipóteses, fazer de dois em dois dias para não ocorrer tanto dano”, explica Aline.
Para quem precisa estar barbeado todos os dias, os especialistas indicam a depilação a laser. “Se o tratamento for bom, em cinco sessões os resultados já aparecem, e o paciente pode diminuir a quantidade de vezes que se barbeia”, diz a especialista.