4.29.2013

Petrobrás sobe forte 6,21% e Bovespa fecha em alta


A forte alta das ações de Petrobras e OGX levantou o principal índice da Bovespa, com investidores um pouco mais confiantes em relação a ambas as petroleiras. O Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, fechou o pregão desta segunda-feira (29) com ganho de 1,17%, aos 54.887 pontos.
Na sexta-feira, a Petrobras comunicou que teve lucro líquido de R$ 7,693 bilhões no primeiro trimestre de 2013,.. Com isso, as ações ordinárias da estatal subiram 6,21%, enquanto as preferenciais tiveram ganho de 5,5%, segundo dados preliminares.
As ações de duas companhias do conglomerado de Eike Batista, no entanto, lideraram os ganhos entre as ações do Ibovespa. Os papéis da petroleira OGX subiram mais de 15%, enquanto a valorização da MMX superou os 10%.
Estreias
Nesta segunda, começaram a ser negociadas na bolsa as ações da BB Seguridade (braço de seguros do Banco do Brasil) e da Smiles (programa de fidelidade da Gol).

A Smiles teve uma estreia bem sucedida: no primeiro pregão de negociação, as ações fecharam em alta de quase 6%. Já a BB Seguridade "encolheu": os papeis fecharam em baixa de mais de 2%.
As estreias marcam a retomada das grandes aberturas de capital na bolsa, e mostram que o “apetite” dos investidores por papéis de empresas nacionais pode estar voltando.
No ano passado, apenas três empresas brasileiras fizeram IPOs, enquanto 11 empresas foram ao mercado em 2011 e em 2010. O recorde de emissões foi atingindo em 2007, quando 64 empresas estrearam no mercado.
O IPO da BB Seguridade foi o maior do mundo dos últimos sete meses, desde a oferta da Japan Airlines em setembro passado, e o maior do Brasil desde a oferta do Santander Brasil, em outubro de 2009.

Nenhum comentário: