5.03.2013

Comissão da Verdade vai exumar corpo de ex-presidente Jango

Há suspeita de que o ex-presidente  tenha sido assassinado com veneno pela ditadura militar

Terra

joaogoulart0612.jpg
O corpo do ex-presidente João Goulart (1961-64), o Jango, será exumado por decisão da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e do Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul.

A exumação terá acompanhamento de peritos argentinos e uruguaios e ocorrerá nos próximos três meses. A decisão foi tomada em reunião em 24 de abril e confirmada na quinta-feira pela coordenadora do grupo de Relações com a Sociedade Civil e Instituições da Comissão, Rosa Cardoso.

Jango teria morrido vítima de um ataque cardíaco no dia 6 de dezembro de 1976, durante exílio na Argentina. Segundo observadores o cadaver babava, não sendo esta uma caracteristica de enfarfe e sim de envenenamento.

Ainda está em discussão a forma como a exumação será feita. Desde 2007, um inquérito civil público tramita na Procuradoria da República pedindo investigação sobre as causas da morte de João Goulart. Há suspeita que Jango tenha sido assassinado mediante a adição de um cápsula com três tipos de veneno no frasco de medicamentos que ele tomava diariamente para combater problemas cardíacos.

A dúvida da Comissão é sobre a necessidade ou não de uma medida judicial para garantir a exumação.

A Comissão de Mortos e Desaparecidos já realizou um levantamento para rastrear os laboratórios capazes de fazer a melhor análise toxicológica do material. O ex-presidente está sepultado em São Borja, na fronteira oeste gaúcha.

Nenhum comentário: