4.29.2013

Visita do Papa é esperada como bênção em Varginha



Moradores da área com baixo IDH acham que terão mais infraestrutura após evento


POR Maria Luisa Barros
Rio -  O anúncio da primeira visita do Papa Francisco a uma favela carioca, em julho, para participar da Jornada Mundial da Juventude, foi recebido com alegria pelos fiéis moradores da comunidade da Varginha, no Complexo de Manguinhos. Apesar do clima de celebração e de boas-vindas, famílias da recém-pacificada favela da Zona Norte do Rio esperam que a passagem de Sua Santidade desperte a atenção das autoridades para a comunidade que vive em precárias condições e tem um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade.
A paraibana Josefa espera que sua família seja agraciada: 'Nunca vi um Papa. Desta vez, vou ver de pertinho' | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
A paraibana Josefa espera que sua família seja agraciada: 'Nunca vi um Papa. Desta vez, vou ver de pertinho' | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
 
No local escolhido pela segurança do Vaticano, o líder dos católicos será recebido por cinco famílias da comunidade, conforme antecipou a coluna ‘Informe do Dia’. “Será uma bênção para todos nós”, comemorou a aposentada Josefa Tajino da Silva, 76 anos. Moradora da favela há mais de três décadas, a paraibana espera que sua família seja uma das agraciadas para receber a visita do Sumo Pontífice. “Nunca vi um Papa. Desta vez, quero ver ele bem de pertinho. Vou ficar muito feliz se puder dar um abraço nele”, sonha Josefa.
Como ela, os moradores da Varginha esperam há anos pela despoluição e dragagem do rio que separa a comunidade da favela do Mandela. “Queremos que o rio seja limpo. Quando chove, a água invade as casas”, conta. Para o taxista Assis Emídio, 40, a vinda do Papa Francisco renova a esperança de dias melhores para sua filha, Maria Júlia, 6. “A coleta de lixo é ruim e a tubulação de água e esgoto é muito antiga”, reivindica o morador.
Esperança de reativação de capela e de mais serviços
Uma das duas capelas da Favela da Varginha está abandonada e tomada pelo lixo. Ao lado dela, funcionava um centro comunitário e uma lavanderia coletiva que fecharam as portas. O único movimento é no Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio, quando a igrejinha abre as portas para a procissão de fiéis.
Expectativa é que seja dragado rio que separa a comunidade do Mandela: quando chove, transborda e inunda casas | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Expectativa é que seja dragado rio que separa a comunidade do Mandela: quando chove, transborda e inunda casas | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
“Havia vários cursos para os jovens. Agora não tem mais”, lembra uma moradora, que viu o Papa João Paulo II, em 1997, quando ele esteve no Rio de Janeiro para participar do Encontro com as Famílias. “Eu estava visitando meu filho no presídio, quando o Papa João Paulo passou em frente à Rua Frei Caneca. Agora vou poder ver de novo um Papa da minha casa”, emocionou-se a moradora, que não quis se identificar.
Para as famílias, o futuro dos jovens da região é a maior preocupação. “A vinda do Papa será muito boa para a comunidade. Espero que se fizerem alguma melhoria para a chegada dele não fique só na maquiagem. Precisamos que invistam em mais educação e ofereçam cursos para nossos filhos”, disse a dona de casa Cristiane Virgínia da Silva, 32 anos, mãe de três meninas com idades entre 5 e 12 anos.
Símbolos da JMJ percorrem o estado
Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora, estarão, até o dia 5 de maio, na Diocese de Valença. De lá, seguem para Nova Friburgo e, depois, para a Diocese de Campos. No dia 19 de maio, os símbolos chegam à Arquidiocese de Niterói, que irá sediar o evento nacional chamado Bote Fé. Antes de chegarem à capital para a Jornada Mundial, no dia 6 de julho, cruz e ícone passam pelos municípios da Baixada Fluminense e por Petrópolis. 

2 comentários:

Penélope disse...

Moro em Varginha, meu amigo e o catolicismo aqui é ainda a religião mais presente e os fiéis são bastante ativos.

Um grande dia para si...

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Obrigado minha amiga Malu.
Beijo neste seu coração maravilhoso.