5.01.2013

"Cortamos na carne", diz Beltrame sobre prisão de 48 policiais



Secretário de segurança do Rio de Janeiro afirmou ainda que outros níveis da PM e da Polícia Civil devem ser atingidos

Terra

0511091225rps0358.jpg
 
Uma megaoperação policial, que teve início na manhã desta terça-feira no Rio de Janeiro, resultou na prisão de 61 pessoas, entre elas 41 PMs e 7 policiais civis, suspeitas de integrar uma quadrilha que cobrava propina de vendedores ambulantes e mototaxistas irregulares em Bangu, na zona oeste do Rio, e bairros vizinhos. Agentes da Secretaria de Segurança Pública e da Corregedoria da Polícia Militar, além do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, procuram outras sete pessoas.  "A operação significa a capacidade que as forças de segurança do Rio têm de cortar na própria carne. Garanto que não há instituição no Rio e no Brasil que trabalhe mais para dar exemplo. Essas coisas são abomináveis", afirmou o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame.

Segundo ele, outros níveis da PM e da Polícia Civil devem ser atingidos. "Investigar policiais não é algo simples, mas demonstra que estamos trabalhando. Essas pessoas têm que ser extirpadas do serviço público. Não vejo outra saída para elas que não seja a rua. (...) Sempre digo que uma operação policial tem data para começar e não tem data para acabar. A gente quer obter muitas coisas do material apreendido e sabe que vai atingir outros níveis da corporação", disse Beltrame.

O comandante-geral da PM do Rio, Erir da Costa Filho, espera que oficiais também sejam localizados. "Sei que é difícil pegar os oficiais porque muitas vezes eles não aparecem, mas vamos chegar a eles também. É um trabalho demorado e que precisa de respostas. Todas as instituições que cresceram foram por meio de punições e correções. Temos que ser transparente para a sociedade. O policial tem que ter a consciência de que o tempo de corrupção acabou", frisou. Desde que ele entrou no comando da corporação, em 2011, mais de 1,4 mil policiais já foram expulsos. 
 
Terra

Nenhum comentário: