7.06.2013

Muito gata


Conheça melhor a musa da Seleção

FERNANDA GENTIL NÃO É EXATAMENTE uma novata da Globo. Antes de aparecer na TV aberta, a jornalista, de 26 anos, que se formou na PUC-Rio, trabalhava no canal por assinatura SporTV. Mas foi cantando ‘Evidências’, sucesso de Chitãozinho e Xororó, durante uma entrada no ‘Encontro com Fátima Bernardes’, que ela caiu nas graças do público — e dos famosos. Até o atacante Fred brincou com os dotes vocais de Fernanda durante uma coletiva de imprensa.

Foto: Divulgação/ / TV Globo
O que mudou na sua vida depois de cantar ‘Evidências’ em rede nacional?
O fato de ter cantado não mudou nada, mas a cobertura da Copa das Confederações, sim. Apesar de já ter participado da cobertura da Copa do Mundo e da Copa América de 2011, pelo SporTV, esta foi o primeiro grande evento que cobri na Globo e ela foi muito importante para mim. Recebi o reconhecimento de profissionais como Ana Maria Braga, Fátima Bernardes, Fausto Silva e Luciano Huck. E esse foi o grande saldo da Copa para mim.
No ‘Encontro com Fátima Bernardes’, você disse que é apaixonada pela dupla Sandy e Junior. Quem são seus outros ídolos?
Admiro muitas pessoas. No jornalismo, a Fátima Bernardes é uma referência. No jornalismo esportivo, admiro muito a Glenda Kozlowski. Na vida em geral, meus ídolos não são famosos.
Você assume que é brega?
Depende do que é ser brega… Você acha que quem gosta de Sandy e Júnior é brega? Se acha, eu sou.
O que ouve nas ruas das pessoas?
Depois da Copa das Confederações, estou recebendo um carinho muito grande do público, que, cada vez mais, chega perto para conversar e elogiar o meu trabalho. Gostaria até de aproveitar a oportunidade para agradecer as mensagens que recebo todos os dias. E as pessoas dizem que eu canto bem (risos).
Fred elogiou sua voz na coletiva de imprensa após um jogo do Brasil na Copa das Confederações. Você ficou envergonhada com o elogio? Em se tratando de Fred… Foi uma cantada?
Não fiquei envergonhada, pois sei que foi uma brincadeira. Nem foi uma cantada. Sempre tive uma relação muito legal com os jogadores, de respeito e muita confiança.
Como é substituir a Fátima Bernardes?
A Fátima é insubstituível. Tenho que trabalhar muito ainda para ter a honra de ser comparada a ela. Uma Copa só é muito pouco para isso.
Você está pronta para receber o título de Musa do Brasil na Copa do Mundo? O título já pertenceu a Fátima Bernardes…
O título que mais vai me agradar em 2014 é o da Copa do Mundo. Esse é o mais importante para mim, como torcedora e como jornalista.

Foto: Divulgação
Você é vaidosa?
Não sou extremamente vaidosa, mas procuro cuidar do corpo, correndo na praia e praticando esportes, e ter uma alimentação saudável e regrada, de segunda a sexta.
Como é a sua rotina?
Rotina é uma palavra que não combina com o dia a dia de quem trabalha com esporte. Às vezes, trabalho no fim de semana; às vezes, tiro folga na segunda-feira ou gravo na quarta-feira de madrugada.
Você é casada com o Matheus Braga desde janeiro. Seu marido ficou com ciúme da sua exposição?
Ele não tem motivo para ter ciúme, nos conhecemos muito bem. Sou casada há seis meses, mas nosso relacionamento vem desde quando tínhamos 15 anos, entre idas e vindas. Ele acompanha tudo de perto e divide comigo todas as conquistas.
Você pareceu ter ficado meio zonza com os elogios do Faustão…
Não fiquei zonza, mas surpresa e emocionada com as palavras dele. Esses elogios estão para mim como a taça está para os jogadores.
Por que escolheu o jornalismo esportivo?
Sempre amei esporte e pratiquei vários desde criança. É um meio saudável do qual sempre quis fazer parte.
Que esportes você praticava na adolescência?
Fiz vôlei, basquete, judô, tênis, futebol e natação.
Você entende tudo de futebol? Existe uma máxima entre os machistas que as mulheres nunca conseguem entender a regra do impedimento…
Me esforço para entender. Afinal, trabalho com isso. Mas dou um desconto para as minhas amigas que não sabem como funciona esta regra. E tem muito homem que também não sabe!
Em quem você se inspira na carreira de jornalista esportivo?
A Globo é uma escola. Tem muita gente para eu me espelhar. Só para citar alguns, temos Glenda Kozlowski, Cris Dias, Alex Escobar e Tiago Leifert, entre outros.
Seu blog é um momento que você tem para relaxar depois do trabalho?
O blog gentilbraga.com começou como uma brincadeira e virou um vício muito gostoso. É um momento em que posso falar sobre outro assunto que também gosto bastante: as descobertas de um casal recém-casado

Nenhum comentário: